AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme

São Vicente: Ministro do Desporto anuncia verba de cinco mil contos para apoiar projectos de escolas de formação em 2023


  23 Novembre      48        Education (7129), Sport (12723),

 

Mindelo, 23 Nov (Inforpress) – O ministro da Juventude e Desporto anunciou esta terça-feira no Mindelo, que o Governo vai disponibilizar uma verba inicial de cinco mil contos para apoiar projectos de escolas de  formação em 2023 no quadro do Orçamento do Estado.
Carlos do Canto Monteiro falava aos jornalistas durante uma visita que efectuou no início da tarde de hoje à Cantareira Futebol Clube, equipa do Monte Sossego, em São Vicente, que vai lançar no sábado a primeira pedra para a construção de um centro de acolhimento para crianças e adolescentes voltado para a formação desportiva.
“Está no programa do Governo e estamos a querer fomentar tudo aquilo que é opção de espaços de formação e, não só, trabalhar para que tenha cada vez mais espaços e infraestruturas para treinar e trazer formações. É um programa que estará de pé a partir de Janeiro de 2023 direccionado especificamente para projectos de escolas de formação ou de clubes que têm equipas seniores”, explicou Carlos do Canto Monteiro.
Segundo o governante será um programa através do qual as escolas de formação poderão aceder ao financiamento do Governo para edificar os seus projectos.
“O investimento tem que ser sério e duradouro. Por isso, além de contratos-programa que assinamos com as federações, do apoio directo a clubes que damos, vamos ter a partir de 2023 um programa onde as escolas de formação poderão aceder a financiamento por parte do Governo”, acrescentou o governante para quem o trabalho desenvolvido pelo Cantareira Futebol Clube é “um exemplo para aquilo que nós queremos para o desporto cabo-verdiano.
Por sua vez, o presidente do clube Cantareira, Carlos Lima (conhecido em São Vicente por Ponês), informou que o projecto que pretendem lançar, no próximo sábado, é um centro de acolhimento, pensado para o futuro do clube, orçado em cerca de 20 mil contos, que contempla uma cave, rés do chão e três pisos e meio com quartos para acolher jovens.
“É um clube que tem vindo a trabalhar com jovens. É mais um passo para o nosso clube e um passo para a nossa formação, porque Cantareira tem apostado forte na formação e temos colhido frutos porque somos uma equipa campeã e isso quer dizer que o nosso trabalho tem dado resultado”, destacou Ponês, salientando que em cinco anos o clube já venceu três campeonatos regionais de sub-17 e é detentor do título de Campeão Nacional no mesmo escalão em 2020/2021.

Dans la même catégorie