APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

São Vicente: Navio-patrulha “APA” visita Mindelo e doará 15 mil máscaras à delegacia de saúde


  24 Septembre      34        Société (45064),

 

Mindelo, 24 Set (Inforpress) – O navio-patrulha oceânico “APA” da Marinha Brasileira visita o porto do Mindelo a partir desta sexta-feira, 25, com a doacção de 15 mil máscaras à Delegacia de Saúde de São Vicente em agenda.
A chegada da embarcação, conforme nota da Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, está prevista para manhã do dia 25 e enquadra-se na missão “Grand African Nemo” 2020.
Durante a estada, prevista até o dia 29 de Setembro, segundo a mesma fonte, a tripulação do navio fará a doacção de 15 mil máscaras à Delegacia de Saúde de São Vicente, que ocorrerá no dia 28, nas instalações da própria delegacia, onde estarão presentes autoridades brasileiras e cabo-verdianas.
“Tal acto possui o fito de contribuir para o combate à covid-19 em São Vicente, corroborando para o cada vez maior estreitamento dos laços que unem o Brasil a Cabo Verde”, lê-se na nota.
O navio-patrulha oceânico “APA” participará, no período de 05 a 09 de Outubro, da missão “Grand African Nemo” 2020, sendo essa a segunda vez que o Brasil participa desse exercício de segurança marítima, no Golfo da Guiné.
O exercício combinado Grand African Nemo 2020 tem o propósito, conforme informações da missão naval brasileira, treinar os países africanos da costa ocidental e central, para o enfrentar à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de simulação de combate à pesca ilegal, de poluição no mar, pirataria, terrorismo marítimo e assistência a navios em situação de perigo.
“Aumentando, dessa forma, a interoperabilidade e o estreitamento dos laços de cooperação e amizade entre as marinhas e guardas-costeiras de diversos países dos continentes africano, americano e europeu”, asseguram.
Após a missão, o APA ainda efectuará uma segunda paragem no Porto Grande do Mindelo, no período de 12 a 14 de Outubro, após o término da aludida missão e antes de retornar ao Brasil.
O Navio desatracou a 14 de Setembro, da Base Naval do Rio de Janeiro, e retornará, no dia 31 de Outubro.
O nome “APA” é em alusão a um importante rio brasileiro, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, delimitando a divisa entre o Brasil e o Paraguai.
O “APA” foi construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido a sua grande autonomia, a sua capacidade de operar com aeronave embarcada (helicóptero) e o facto de possuir duas lanchas rápidas contribui na protecção e na fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), a nossa “Amazônia Azul”.
Desde a sua incorporação, o navio já realizou diversas comissões com Marinhas amigas, destacando-se duas operações Obangame Express, no litoral da África Ocidental, nos anos de 2014 e 2017, uma operação Unitas, na Colômbia, no ano de 2018, a Operação Grand Africa Nemo 2019 e, sob a égide da ONU, foi o Capitânia (Flagship) da Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), em 2015 (MTF-United Nations Interim Force in Lebanon).
É constituído por uma tripulação de 81 militares, com 18 oficiais e ainda sub-oficiais, sargentos e praças.

Dans la même catégorie