AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

São Vicente: “O alcoolismo requer uma abordagem concertada e multidisciplinar” – presidente do INPS


  6 Juillet      47        Santé (15315),

 

Mindelo, 06 Jul (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz, defendeu hoje, no Mindelo, que o alcoolismo requer uma “abordagem concertada e multidisciplinar” nas diversas variantes da sociedade, inclusive da política.

A responsável falava na abertura do workshop (webinar) de segurança pública realizado hoje, na Delegacia de Saúde de São Vicente.

Maria da Luz lamentou o facto de o consumo do álcool ser uma das práticas mais enraizadas em Cabo Verde e que “tem sido uma das preocupações do Ministério da Saúde e do Governo em geral, devido, sobretudo, à uma elevada prevalência de doenças relacionadas, como doenças crónicas não transmissíveis e transmissíveis”.

Também, asseverou, é “uma das principais causas da mortalidade e desestabilidade familiar e ainda factor agravante e desencadeante de acidentes de viação, violência doméstica, criminalidade e incapacidades várias”.

Recorrendo à estatística, Maria da Luz considerou ser o álcool a droga “mais consumida em Cabo Verde” chegando à uma prevalência de 50-60 por cento (%).

“Esses problemas requerem respostas adequadas e concertadas de instituições públicas e privadas e das organizações da sociedade civil”, defendeu a mesma fonte, congratulando-se por estarem presentes na sala alguns deputados nacionais do Movimento para Democracia (MpD), o que acredita ser “muito importante”.

Isto porque, sublinhou, o alcoolismo é um “fenómeno global e multi-sectorial”, que deve ter uma abordagem multi-disciplinar na política e nos vários sectores da sociedade.

“Isso deve abranger os vários aspectos que estão relacionados com o consumo e uso abusivo do álcool, desde a produção, distribuição, consumo, publicidade e legislação”, considerou.

A delegada substituta, Eliane Soares, afiançou, por seu lado, que a webinar mostra-se como forma de repensar acções e capacitar os intervenientes no processo, não só na saúde, mas na sociedade inteira, para esta “luta que é de todos”.

O workshop, que é o terceiro realizado, faz parte de um conjunto de iniciativas programadas pelo INSP para 2022, que foi considerado como o Ano da Segurança Sanitária.

Dans la même catégorie