AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament

São Vicente: Operadores do turismo náutico preocupados com prorrogação das licenças


  14 Septembre      21        Développement durable (453),

 

Mindelo, 14 Set (Inforpress) – Os operadores do turismo náutico, no Mindelo, que estiveram hoje reunidos com o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), mostram-se preocupados com a prorrogação das licenças, uma vez que muitos já perderam a época alta.

A informação avançada à Inforpress pela administradora executiva do ITCV, Zilca Paiva, que disse estar “muito satisfeita” com a adesão dos operadores ao encontro realizado esta manhã, no Mindelo, e onde, assegurou, houve “contribuições interessantes” para a concretização de um documento de “Boas práticas sanitárias para o turismo náutico” em Cabo Verde.

Por outro lado, segundo a mesma fonte, sobressaiu a questão das licenças atribuídas, principalmente para a pesca desportiva, feita em conjunto com o Instituto Marítimo e Portuário (IMP).

“Os promotores estão a pedir às autoridades alguma flexibilidade no tocante à prorrogação das licenças, uma vez que alguns já perderam a época alta de actividade”, disse a gestora, garantindo que o ITCV procurará ver, juntamente com outras entidades responsáveis, o que poderá ser feito neste sentido.

Outras das preocupações levantadas têm a ver com o prazo para a retoma e como programar as actividades a curto e longo prazos e ainda a questão de se impor ou não a quarentena.

Zilca Paiva considerou não ser da competência do instituto atribuir uma data para a retoma, mas adiantou estarem os operadores conscientes da volatilidade da covid-19 e do facto de Cabo Verde ser um país receptor que depende de outros países emissores.

“Assim que houver as condições mínimas de segurança, tenho a certeza que as autoridades competentes, para o caso dos transportes aéreos o Ministério do Turismo, anunciarão a data de abertura”, asseverou.

Por agora, conforme a responsável, o ITCV pretende dotar os seus técnicos de mais condições para monotorização e fiscalização de um conjunto de questões relacionadas com as actividades recreativas e de lazer, que se tornam em actividades turísticas.

Após São Vicente, o instituto, afiançara Zilca Paiva à Inforpress, pretende realizar o mesmo tipo de evento na ilha do Sal, mas ainda sem data agendada.

A ilha do Sal é a segunda ilha com mais empresas no ramo do turismo náutico, após São Vicente, que detém 23 das 33 empresas no activo neste momento.

Dans la même catégorie