AIB Burkina : Bientôt une nouvelle institution pour «promouvoir les intérêts du Burkina sur la scène internationale» AIB Burkina : Plus de 188 millions de francs CFA injectés dans la prise en charge sanitaire de 1268 personnes vulnérables AIP Ligue des champions UEFA (retour 1/4 de finales): le Real Madrid et le Bayern éliminent les clubs anglais de Manchester City et Arsenal AIP Une société spécialisée dans les TIC initie une journée pour promouvoir des solutions innovantes AGP GUINÉE : DR MORYSANDA KOUYATÉ LANCE LES TRAVAUX DES JOURNÉES NATIONALES DE CONCERTATION ANP SENUM24 : Le chef de l’État s’entretient avec les ministres en charge du numérique des Etats de l’AES AGP GUINÉE: LE G5 RÉAFFIRME SON SOUTIEN AU GOUVERNEMENT DE LA TRANSITION ATOP Assoli/Elections législatives et régionales : Jean Pierre Fabre a démarré sa tournée nationale de mobilisation dans Assoli. AGP Guinée : Lancement des travaux des journées nationales de concertation ACI Maroc/Education: Une nouvelle association pour faire du Groupe Atlantique un acteur d’envergure de l’enseignement supérieur

São Vicente: Primeiro-ministro garante disponibilização de terreno em Lazareto para novas instalações da FIC


  17 Novembre      36        Economie (20928), Industrie (257), Infrastructure (725),

 

Mindelo, 17Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro disse esta quarta-feira, no Mindelo, que há um compromisso com a Autoridade da Zona Económica Especial Marítima de disponibilizar um terreno na Zona Industrial do Lazareto para construir as instalações da Feira Industrial de Cabo Verde (FIC).
Ulisses Correia e Silva deu esta garantia ao presidir à abertura da FIC que, 25 anos depois da sua criação, volta a ser realizada nas instalações da Enapor em São Vicente, sob o lema “25 anos criando oportunidades de negócios”.
“Ainda há bocadinho estive a conversar com o vice-primeiro-ministro, que é ministro das Finanças, para podermos estar sintonizados com os recursos porque é importante, vamos apoiar e vamos tornar realidade aquilo que é, de facto, uma necessidade de termos instalações próprias, com boas condições permanentes para a FIC”, informou o chefe do Governo, que se escusou a estabelecer prazos para não haver “pressão”.
“Há compromissos porque precisamos do projecto com montagem financeira e, logo a seguir, podem estar garantidos de que o financiamento será assegurado com a comparticipação do Governo, da própria FIC e de outros parceiros”, acrescentou.
Também no seu discurso de abertura, o primeiro-ministro anunciou um leque de medidas, políticas e reformas previstas no Orçamento do Estado de 2023, no quadro do Programa de Retoma, com vista ao aumento da capacidade de financiamento das empresas, ao fomento do empreendedorismo jovem e à criação de oportunidades de investimentos.
Entres as medidas, destacou o Fundo de Impacto no montante de 10 milhões de euros para “apoiar a recuperação de pequenas e médias empresas afectadas” pela crise da pandemia da covid- 19, previsto para arrancar em Janeiro, próximo,  uma linha de crédito no montante de nove milhões de contos para o “reforço de tesouraria e crédito ao investimento em condições favoráveis”, créditos para start-ups, agronegócios, pesca semi-industrial e microfinanças.
Anunciou também que o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado estará instalado em Janeiro para facilitar o acesso aos mercados de capitais internacionais e que o Programa Operacional do Turismo vai investir nos próximos 4 anos, 200 milhões de euros para melhorar a qualidade da oferta turística em todas as ilhas.
A nível de São Vicente anunciou que o Governo vai reforçar a aposta na indústria com aposta em investimentos para melhorar a infraestruturação da Zona Industrial do Lazareto (ZIL), a alteração do quadro legislativo que compõe a ZIL e do Parque Industrial para melhorar a atractividade e agilizar os procedimentos de licenciamento de actividades.
Ulisses Correia e Silva assegurou, igualmente, que brevemente irá realizar uma reunião do Conselho de Concertação Social para aprovar o acordo estratégico, de médio prazo, que é” importantíssimo para os sindicatos, o patronato, o estado assumirem compromissos de relativamente à estabilidade económica, à estabilidade social e às reformas e garantirem previsibilidade para que todos possamos ter um quadro de orientação muito claro”.
Por sua vez a presidente do conselho de administração da FIC, Angélica Fortes, lembrou que “a história da FIC é de luta contra tendência e falta de meios, à cabeça da qual está a permanente realização do certame em instalações impróprias”.
Pediu “maior brevidade possível” nos investimentos necessários para o “desenvolvimento da FIC” e para “aumentar os seus benefícios sociais e económicos”.  Como exemplo citou a requalificação das instalações da FIC, na cidade da Praia, para “aumentar o fluxo de expositores” e a “construção de instalações próprias do Mindelo”, lembrando que um “importante investimento tirou à FIC o seu espaço e onde já tinha feito alguns investimentos”.
Angélica Fortes aproveitou ainda para pedir ao primeiro-ministro para entregar um galardão a Amiro Faria, que foi presidente da FIC por longos anos, pelo trabalho e consolidação da feira com ideias e inovações.
Também discursaram o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e os presidentes das câmaras de Comércio do Barlavento e do Sotavento, Jorge Maurício e Marcos Rodrigues, respectivamente, que destacaram a importância da FIC na atraccão de investimentos externos, na construção de oportunidades de negócios, na promoção empresarial, na introdução de novos produtos no mercado e na geração de empregos.
A 25ª edição da FIC, decorre até sábado, com a presença de empresas de quase todos os ramos da economia, provenientes de países como Cabo Verde, Portugal, Brasil, Estados Unidos, Áustria, Espanha, e país da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), distribuídos pelos 200 standes.
Além da mostra de empresas, a FIC acolhe actividades paralelas, organizadas pela Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), entre as quais um fórum que reúne os presidentes e responsáveis das empresas com a finalidade de debaterem as problemáticas do mercado.

Dans la même catégorie