ATOP L’ONG CATHOLIC RELIEF SERVICES (CRS) A OBSERVE LA JOURNEE COMMUNAUTAIRE ATOP DROITS DE L’HOMME ET CORRUPTION AU TOGO : LE CACIT FORME LES ACTEURS ATOP LES ACTEURS EN ATELIER BILAN A KARA ATOP LE PRIX TOGOLAIS DE LA QUALITE ET LES JOURNEES NATIONALES DE LA QUALITE LANCES GNA We urgently need electricity and water-Kandema residents GNA Absence of decentralized state institutions hindering access to services – Study GNA President launches 2017/2018 census on agriculture report GNA Zanko Paani residents in dire need of potable water AIP Présidentielle 2020: Patrick Achi vante les mérites du candidat Alassane Ouattara à Grand-Bassam AIP Présidentielle 2020: Le préfet de Dabou lance un appel au calme

São Vicente: Saragarça recebe campeonato de bodyboard com 16 atletas


  23 Septembre      5        Sport (4344),

   

Mindelo, 23 Set (Inforpress) – A praia de Saragarça, em São Vicente, acolhe neste final de semana a terceira edição da prova Bodyboard Pong Challenge, que reunirá 16 atletas de São Vicente, Santo Antão e ainda de Portugal, avançou terça-feira a organização.
Conforme o promotor, Jason Mascarenhas, revelou à Inforpress, o campeonato marcado para os dias 26 e 27, pretende assim, mais uma vez, reunir atletas para uma disputa “bem interessante”, uma vez que se trata de uma “onda muito desafiadora” e que “inspira muito” os praticantes.
“Isto devido à proximidade que tem da terra e a profundidade que é muito rasa e não é comum em todas as praias de São Vicente, tem uma formação que parece abaixo do nível do mar”, explicou o bodyboarder e também antigo campeão nacional.
Jason Mascarenhas adiantou que está prevista a participação de 16 atletas, de São Vicente, do Paul (Santo Antão) e de Portugal, de onde vem o “velha-guarda” Ricardo China, que se encontra neste momento no Mindelo.
“Ele está aqui com algumas avarias no iate, então fiz-lhe o convite e ele vai aproveitar para participar e dar o seu apoio”, sublinhou.
O campeonato em questão foi baptizado pelo nome de Pong, alcunha a que é conhecido o antigo sapateiro de São Vicente, Armando Silva, que construiu juntamente com os funcionários a primeira estrada que ligou à zona de Saragarça.
O baptismo desta prova também tem muito a ver, ajuntou, com a forma como se dá o quebrar da onda nos corais, que, considerou, se assemelha ao bater de um martelo num prego, barulho habitual na oficina de Pong, no centro da cidade do Mindelo.
Acontece agora a terceira edição do Bodyboard Pong Challenge, que, permitirá, segundo a mesma fonte, experimentar mais uma vez a “adrenalina pura” devido aos níveis de perigo e o gosto do sucesso.
Essa ondulação, explicou Jason Mascarenhas, aparece nessa altura do Verão e, por isso, acreditam que durante o final de semana deverá haver “boas condições” para o evento, que também chama a atenção para o projecto da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente, que deverá ser efectivado em Saragarça.
“Acho que entidades responsáveis devem ter maior sensibilidade em relação a condições naturais de cada ilha e onde podem tirar melhor proveito, porque às vezes querem forçar e invadir mar para criar uma baía segura para banhistas, quando se podia conciliar o projecto com as condições naturais”, criticou Jason Mascarenhas, referindo à praia da Laginha, onde, a seu ver, destruíram um dos melhores locais na ilha para apanhar onda.
Por isso, ajuntou, as autoridades precisam repensar a questão de Saragarça, que é também uma das “zonas privilegiadas” para a prática de desportos náuticos.
Por agora, Jason Mascarenhas disse focar na prova, que pretende seguir as regras de segurança para prevenção da covid-19, como uso de máscaras e de álcool gel entre os atletas, staff e júri.
Mas, por outro lado, asseverou, não vai conseguir responsabilizar-se pelas pessoas que poderão ir à praia para assistir ao campeonato.

Dans la même catégorie