AGP N’Zérékoré/société : Le corps d’un homme lynché découvert au quartier Horoya AGP Kankan/société: Décès de l’Evêque du diocèse de Kankan des suites de covid-19 AGP Dubréka/Société: Calvaire des usagers de la route Dubréka-Falessadé AGP Guinée/Société: Pas de mobilisation à l’occasion de la journée internationale de la femme AGP Guinée/transport: Vers la numérisation de la délivrance des documents de transport APS RIPOSTE CONTRE LE COVID-19 : DES DÉBUTS DIFFICILES, AVEC ‘’UN MANQUE CRIANT DE MOYENS’’ APS FIÈVRE JAUNE : LE DISTRICT SANITAIRE DE TAMBACOUNDA A VACCINÉ 94 % DE SA CIBLE GNA Employers must ensure high patronage of COVID-19 vaccine-GEA GNA SONA to be delivered on March 9, budget March 12 GNA Parliament rolls out plan for vaccination soon

São Vicente: Tommy Melo seleccionado como líder oceano pelo Edinburgh Ocean Leaders


  28 Janvier      14        Environnement/Eaux/Forêts (2566), Société (29402),

   

Mindelo, 28 Jan (Inforpress) – O presidente da ONG ambiental Biosfera Cabo Verde, Tommy Melo, foi seleccionado entre mais de 200 participantes do mundo todo pelo programa mundial especializado em liderança, Edinburgh Ocean Leaders (EOL) e quer agora expandir horizontes.
O presidente da organização não-governamental (ONG), sediada em São Vicente, faz parte da lista dos oito finalistas para o ano de 2021 e que foram escolhidos por meio de uma nomeação global e processo de selecção internacional, segundo o EOL informou na sua página oficial.
Tommy Melo considera esta noticia “excelente”, uma vez que não esperava ser escolhido no meio de mais de 200 participantes do mundo todo.
“Espero conseguir mais bagagem e capacidade para lidar com os problemas dos oceanos, mas também obter mais conhecimento de soluções propostas por líderes de vários países”, avançou Tommy Melo à Inforpress, que quer agora colher frutos da nomeação e expandir os seus horizontes.
Conforme o biólogo, o programa, que se estende durante um ano, servirá para melhorar diplomacia, ciência e ainda lidar com questões oceânicas a nível mundial, através de várias conferências, representação em altas patentes internacionais e, desta forma, levar a sua liderança além-fronteiras.
Tommy Melo mostra-se um pouco apreensivo por ter sido escolhido neste ano marcado pela pandemia da covid-19, que poderá causar alguns constrangimentos nas actividades propostas, mas augura que possa ser um “ano muito produtivo” para o seu crescimento a nível pessoal e profissional.
O Edinburgh Ocean Leaders (EOL) é patrocinado pela Universidade de Edimburgo, Escócia, e é financiado pela universidade, pela Fundação Príncipe Alberto II de Mónaco e por outras organizações e indivíduos.
O programa foi projectado para acelerar a liderança, criatividade e influência de profissionais excepcionais do oceano que trabalham juntos para causar um impacto positivo significativo na saúde dos oceanos do mundo.
Na sua página, o EOL define Tommy Melo como biólogo, mergulhador, pescador, surfista e entusiasta do mar.
Lembra ainda que, desde muito jovem, ele trabalhou na conservação marinha por meio de pesquisa científica, programas de conservação, programas educacionais, lobby político e desenvolvimento comunitário e, em 2006, foi co-fundador da ONG premiada Biosfera para a conservação da natureza em Cabo Verde.
“O seu trabalho atual é dedicado à criação, implementação e melhoria do plano de áreas marinhas protegidas para Cabo Verde. Ele também está projectando formas de co-gestão participativa, apoiando as comunidades para fortalecer sua capacidade de práticas sustentáveis e desenvolver a economia azul e circular de Cabo Verde”, lê-se no perfil traçado pelo EOL.
Conforme a mesma fonte, Tommy Melo lançará em neste ano uma linha de produtos promovendo os produtos da pesca artesanal de Cabo Verde com o objectivo de apoiar práticas de pesca sustentáveis e a subsistência dos pescadores locais.
Uma notícia que foi confirmada à Inforpress pelo presidente da Biosfera, que disse ser esse um projecto pessoal, que contempla a construção de uma fábrica de produtos gourmet derivados do mar, que devem começar a serem comercializados agora em finais de Fevereiro.

Dans la même catégorie