APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises

São Vicente: URDI 2020 terá orçamento reduzido para 3.500 contos


  29 Septembre      24        Arts & Cultures (2984),

 

Mindelo, 29 Set (Inforpress) – O ministro da Cultura disse no Mindelo que a Feira Nacional de Artesanato e Design, que acontece entre 25 a 29 de Novembro, terá um orçamento de 3.500 contos, representando uma redução de 50 por cento (%).

Segundo Abraão Vicente, que falava sexta-feira no acto da apresentação oficial da feira, nas edições anteriores o orçamento da Urdi girava entre 7 mil a 8 mil contos mas, este ano o orçamento será de 3.500.

Isto porque, apesar das conferências e das participações internacionais serem online, “há custos fixos” para implementar a feira “com o nível de qualidade que se quer”, o que “implicará um investimento continuado”, salientou o ministro.

Segundo Abraão Vicente, a pandemia tem causado um “impacto económico brutal” não só no sector da cultura dos privados e “os músicos e artistas têm a vontade que se abra o sector, mas a saúde das pessoas está em primeiro lugar”.

No entanto, salientou que “o sector da cultura não esteve parado em nenhum dos sectores”. O que está parado é a produção de música e de eventos mas, os criativos continuam a produzir conhecimentos e obras de arte.

O mesmo lembrou que a situação de pandemia prejudica também o nível de disponibilidade financeira que o próprio MCIC tem para implementar eventos como a Urdi.

Também os museus de Cabo Verde, adiantou Abraão Vicente, “praticamente viram os seus orçamentos eliminados” e os demais eventos do Ministério da Cultura “sofreram cortes à volta de 80%”.

“No Orçamento Rectificativo tivemos um corte de 90 mil contos e no Orçamento para 2021 acrescenta-se um corte de mais 100 mil contos. Comparado com o Orçamento aprovado no ano passado com o que vamos ter em 2021, o MCIC terá um corte de 190 mil contos, grande parte para em investimentos”, concretizou o governante.

Para o ministro, isso significa que a realização da feira Urdi é uma “prova de resiliência” do sector. Outra razão de que “a feira tinha que acontecer” é que em Janeiro ou Fevereiro do próximo ano o seu ministério fará a entrega do novo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design todo remodelado e equipado, adiantou.

“A implementação da URDI é mais uma vez a necessidade de o sector relançar com uma pujança acrescida”, sentenciou Abraão Vicente, para quem o novo desafio é “criar um novo modelo para o re-arranque”.

“Antes do dia 21 de Outubro, que é o dia do Plano Nacional de Desconfinamento, em que o sector da cultura deve abrir, lançaremos as regras para a realização de qualquer tipo de eventos, de acordo com o certificado sanitário que a Direcção Geral da Saúde nos passará”, explicou o ministro.

Além de participar na apresentação da Urdi, Abraão Vicente visitou o museu Cesária Évora e o Museu do Mar na cidade do Mindelo. Isto, elucidou, na lógica do relançamento da ideia do projecto do museu da cidade do Mindelo.

CD/HF

Dans la même catégorie