APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis ACI Congo/Culture: Zous Suprême entend promouvoir la femme africaine ACI Congo/Société: Le Sénat adopte la création d’une agence nationale pour la réinsertion des jeunes

São Vicente/Manifestação: LIGOC diz que deve haver diálogo entre autoridades e amantes do Carnaval


  1 Mars      48        Politique (25362),

 

Mindelo, 01 Mar (Inforpress) – O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), Marco Bento, disse hoje não ter “qualquer intervenção” na manifestação marcada para hoje pelo carnavalesco João Brito, mas apoia o diálogo com as autoridades.
Segundo a mesma fonte, a manifestação que foi marcada pelo cidadão João Brito, também conhecido por Boss, “tem toda a legitimidade para acontecer”, mas que a LiGOC não tem “qualquer intervenção”, até porque só intervém nos desfiles oficiais, que foram cancelados no mês de Janeiro.
Mesmo assim, Marco Bento disse estar “solidário” com Boss por acreditar que as medidas proibitivas são “extremamente severas” para São Vicente.
“Pela informação que temos, as pessoas não podem colocar música de Carnaval, não podem fazer actividades e nem os restaurantes podem fazer qualquer actividade relacionada com isso e acho que são medidas excessivas e aí acredito que deve haver um espírito de colaboração entre amantes do Carnaval e autoridades”, sustentou.
Marco Bento faz comparação com as outras ilhas em que as autoridades “não estão a ter uma atitude tão proibitiva” e, por isso, defendeu um “clima de diálogo” entre as autoridades sanitárias locais e os que querem festejar “um pouco” o Carnaval no Mindelo.
Neste momento existe, segundo a mesma fonte, uma “nuvem cinzenta” sobre as razões defendidas pelas duas partes
O presidente da LIGOC admitiu que ele mesmo se sente “triste” por, mais uma vez hoje, na terça-feira de Carnaval, não haver a azáfama para os desfiles oficiais e o “grande espectáculo” dos últimos anos nas ruas da “Morada” (centro da cidade do Mindelo).
“Mas, pedimos a Deus que no próximo ano tenhamos vencido a pandemia e que voltemos muito mais fortes para fazer o Carnaval de costume e ainda de melhor qualidade”, concretizou, considerando que “a saúde está em primeiro lugar”.
O carnavalesco João Brito pediu nas redes sociais para as pessoas se mascararem e se concentrarem na cidade do Mindelo, mas precisamente na Praça Dom Luís, hoje pelas 18:00.
Isto porque, segundo a mesma fonte avançou à Inforpress, foi “prolongado o estado de calamidade para não haver actividades de Carnaval em Cabo Verde, mas está-se a assistir festa de Banderona no Fogo e permitindo festas na Cidade da Praia e ninguém diz nada”.
“Aqui a Delegacia de Saúde mandou até nota aos bares, restaurantes para não haver qualquer actividade relacionada com Carnaval, mas estamos a ver vídeos a circular até de trio eléctrico na Cidade da Praia, então estamos a falar de um País ou de uma ilha”, questionou João Brito, para quem isto mostra o “boicote e uma ditadura” em relação a São Vicente.
A mesma fonte defendeu ser “justo” haver “direito para um, direito para todos”, até porque o Carnaval do Mindelo “não é uma mera festa, é movimentação da economia, do turismo e da cultura”.

O protesto deverá fazer o mesmo trajecto dos desfiles de Carnaval no centro da cidade do Mindelo, saindo da Praça Dom Luís, seguindo pela Rua de Lisboa, Avenida Baltazar Lopes, Rua 05 de Julho e por fim Avenida Marginal

Dans la même catégorie