AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

São Vicente:“Txiluf com Kiki Lima” junta-se ao Kavala Fresk para apelar à preservação do ambiente


  15 Juillet      22        Arts & Cultures (2984),

 

Mindelo, 15 Jul (Inforpress) – A exposição de pintura e fotografia “Txiluf com Kiki Lima” junta-se ao Kavala Fresk Feastival para apelar à preservação do ambiente, que faz parte da campanha “Oli Kavala Challenge”, também apoiada pelo Ministério da Economia Marítima.
A exposição, patente no Centro Cultural do Mindelo, conforme adiantou Kiki Lima à Inforpress, representa um “apelo” para que as pessoas não poluem a natureza.
“É uma tentativa de sensibilizar as pessoas através da arte, fotografia e pintura, para não deitarem lixo no mar, para salvarem os peixes e a humanidade”, explicou, adiantando ser assim o resultado de um “djunta mon” entre ele, como artista plástico, e o trabalho das arquitectas Grace Ribeiro e Lara Plácido, de nacionalidade cabo-verdiana e portuguesa, respectivamente.
“Txiluf com Kiki Lima” interliga, segundo a mesma fonte, as duas linguagens de arte, com as fotografias artísticas das duas arquitectas, que associam seres marítimos a objectos poluentes, numa “perspectiva ecológica”, e a exposição de 13 quadros de Kiki Lima, que mostram a “perspectiva sociológica”.
Uma mostra que representa apenas um dos mosaicos da campanha de preservação do ambiente “Oli Kavala Challenge”, lançada no festival, e que conta com o apoio do Governo, tal como explicou o secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga.
A parceria, segundo o governante, vai no sentido de conservação dos oceanos, “já que muitas das pessoas não ajudam muito neste conceito”.
Paulo Veiga faz menção ao trabalho tido, por exemplo, a 01 de Maio último, Dia dos Trabalhadores, em que tiveram de limpar várias costas, devido ao lixo deixado pelas pessoas.
“Nós congratulamos a organização por trazer isto à consciência da população e por isso somos um parceiro enquanto Ministério da Economia Marítima”, concretizou.
O Ministério da Economia Marítima entra ainda com o projecto “Plastk é li” (plástico é aqui, em português, que recolhe os lixos plásticos num contentor em formato de peixe, afixado hoje ao lado do rotunda de Pássaro.

Dans la même catégorie