AGP Mandiana/Environnement : Des dispositions à prendre pour diminuer toute forme d’exploitation de l’or pour éviter la dégradation. GNA 350,000 existing ECG customers to benefit from Pokuase BSP GNA Partner with religious groups to attain immunization targets – MCE GNA Political violence due to family breakdown, high unemployment-Survey GNA Mineworkers’ Union calls for free and fair elections GNA Intensify voter education to reduce spoiled and rejected ballots-CCOD GNA ISODEC launches election monitoring portal GNA GJA receives support from Coca-Cola and JN Products APS PLUS DE 17 MILLIARDS POUR LE MINISTÈRE DE LA JEUNESSE APS NÉNÉ FATOUMATA TALL ADMET DES LIMITES DANS LA PRISE EN CHARGE DE LA JEUNESSE

Saúde pública/”Detetados 2.422 casos de tuberculose na Guiné-Bissau em 2019” diz o Coordenador de Programa Nacional de luta contra a doença


  4 Novembre      11        Santé (8175),

   

Bissau, 04 Nov 20(AMG) – O coordenador Nacional do Programa de Luta contra a Tuberculose revelou  que foram detetados 2422 casos desta doença no país, em 2019.

Em entrevista exclusiva à ANG, Miguel Camará indicou que, entre os 2422 casos positivos da tuberculose registados no ano passado, 1510 são homens e 912 são mulheres, e que  Bissau tem mais números de infectados em relação   a  região de Biombo e Bafatá que figuram a seguir na lista.

Aquele responsável sanitário explicou que dos 2422 casos de infectados, existem pessoas  com dupla infecção de tuberculose e HIV que representam  83 por cento das pessoas testadas em 2019.

“Entre as pessoas infectadas, cerca de 31 por cento testaram positivo de VIH, 72,84 por cento receberam  tratamento com Bactrim e 70 por cento receberam tramento combinado de Anti retrovirais”, disse.

Adiantou que ainda não atingiram a meta preconizada, e que enfrentam dificuldades em termos de  tratamento completo, frisando que muitos doentes iniciam o tratamento mas  depois abandonam.

Segundo Miguel Camará, dos cerca de  2.500 casos de 2019, 71 por cento de doentes completaram o tratamento com sucesso, 13 por cento abandonaram , foram registados 11 por cento de óbitos  e 33 casos de resistência ao tratamento.

Em relação ao número de  casos do primeiro semestre  2020,  disse que detetaram 1212 casos positivos entre os quais 758 de sexo masculino e 454 de feminino, e que  Biaasu continua a ter maior número de casos( 662), seguida da  região de Biombo com 121, Bafatá 97 e Cacheu com 90 casos.

“Durante o primeiro  semestre de 2020, o número de testes aumentaram , 28 por cento dos 1212 casos testados deram positivo para HIV, numero inferior  em relação ao ano anterior que era de 39 por cento, e 63 doentes foram tratados com bactrim e outros  63 beneficiaram de tratamento combinad
o de Anti retroviral e foram registados 13 óbitos e 23 casos de resistência ao tratamento”, revelou Camará.

Questionado sobre a causa do aumento da doença no país, Miguel Camará apontou a infecção por VIH, uso abusivo de álcool e drogas, e disse que em relação as crianças o aumento de casos está relacionado a má alimentação.

Miguel Camará afirmou que atualmente o país tem equipamentos de última geração capaz de detetar todos os tipos de vírus de Bacilo de Cotch, e que estes equipamento estão instalados em  Bissau, nas regiões de Bafatá e de Gabú .

Pede à todos para procurar o centro de saúde ou hospital quando sentir tosse ou se descobrir que  está infectado de tuberculose, para poder salvar a si mesmo e aos seus  familiares ou a sua comunidade.

Salientou que a doença tuberculose é contagiosa, mas tem cura, e que o seu tratamento  é gratuito para todos.

O Programa de Luta Contra a Tuberculose é financiado pelo Fundo Mundial .

Dans la même catégorie