MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Secretária executiva da Unesco em Cabo Verde realça o “papel importante” da rádio durante a pandemia


  12 Février      162        Santé (15361),

 

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – A secretária executiva da Comissão Nacional da Unesco em Cabo Verde, Carla Palavra, afirmou hoje que a rádio tem tido um papel importante durante a pandemia, acompanhando e levando a informação às pessoas em linguagem acessível.
Carla Palavra que falava durante uma conversa aberta sobre a rádio sob o lema “Novo mundo, nova rádio”, promovida pela comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, para assinalar o Dia da Rádio que se comemora este sábado, 13
“Durante esta pandemia, a rádio assumiu esse papel influenciador, levando a informação às pessoas em linguagens que fossem acessíveis. Independentemente das pessoas terem outros equipamentos, estava garantido que a rádio levasse a informação necessária. A continuidade na aprendizagem também foi garantida durante o período de fecho das escolas pela rádio e pela televisão. Então a rádio tem tido um importante papel durante esta pandemia”, disse.
Carla Palavra frisou que pesquisas têm mostrado que de todos os meios tradicionais, a rádio se afigura como o mais resiliente, precisamente porque vai se reinventando, e que neste contexto de pandemia serviu também para acompanhar as pessoas.
Para a conversa aberta foram convidados o jornalista Carlos Gonçalves, que falou dos primórdios da rádio em Cabo Verde, do jornalismo militante, e do financiamento enquanto elemento importante para a diversidade do pluralismo da informação, o jornalista Giordano Custódio que falou dos desafios da rádio em tempos de pandemia, e reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Wlodzimierz Szymaniak.
Giordano Custódio, proprietário de uma rádio privada, afirmou que a pandemia deu “uma manchadada” na forma tradicional de fazer rádio, e que houve a necessidade de inovar.
“Durante a pandemia nós trabalhamos 100%, remotamente. Nós tecnicamente já estávamos preparados, porque tínhamos feito todo um trabalho desde o ano 2000. Com o início da pandemia montamos quatro estúdios, (kits de emissão) em quatro localidades para que o profissional dentro da sua casa tivesse as melhores condições possíveis, na circunstância, para fazer o seu trabalho”, explicou.
Giordano Custódio acredita que a partir de agora a rádio passa a ser feita muito mais fora do estúdio e afirma que muitas coisas vão mudar com a versatilidade tecnológica actualmente existente.
“É como se fosse uma machadada na nossa forma tradicional de fazer rádio e existe um caminho enorme. Agora é só aproveitar a tecnologia e pôr em prática”, sustentou, afirmando igualmente que a rádio foi fundamental durante a pandemia para ajudar as pessoas fechadas em casa com pouca oportunidade de entretenimento.
“A rádio teve esse papel catalisador de partilha, de acompanhamento e de apoio na ocupação dos tempos ociosos”, acrescentou.
O outro orador da conversa aberta, moderada pelo jornalista Anatólio Lima, Wlodzimierz Szymaniak, apresentou o tema “o papel das instituições criadoras de conhecimento no processo de inovação – a experiência da primeira rádio Universitária” e sugeriu uma maior interactividade entre as rádios cabo-verdianas e os ouvintes.
“A rádio em Cabo Verde sempre teve um grande peso na vida dos cabo-verdianos e actualmente continuam com este papel de companheirismo no dia a dia, mas penso que podiam ser mais interactivos e tentar estabelecer mais vínculos com o público através das redes sociais”, explicou.
O Dia Mundial da Rádio, celebrado a 13 de Fevereiro, foi proclamado na 36ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2011. A resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de Dezembro de 2012, apoia e reforça a celebração desta data.

Dans la même catégorie