MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan

Secretária executiva do SNSAN defende fortalecimento da agricultura familiar na garantia da segurança alimentar 


  16 Octobre      57        Agriculture (4120),

 

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – A secretária executiva do Serviço Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN) destacou as medidas adoptadas visando reduzir a insegurança alimentar no País, afiançando a necessidade de se apostar na agricultura familiar para a melhoria do sector.

Rosa Semedo fez estas declarações em entrevista á Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação que se celebra hoje, referindo que a situação mundial em termos alimentar é um pouco preocupante e que os dados divulgados recentemente sobre a situação alimentar no mundo mostram que não será possível atingir o cumprimento do objectivo mundial que é a erradicação da fome.

A segurança alimentar e nutricional, realçou, é uma matéria transversal que carece de investimentos, salientando que com o engajamento de todos, no combate a insegurança alimentar, será possível Cabo Verde vencer e alcançar os objectivos de uma melhor nutrição e alimentação saudável.

“A nossa agricultura é essencialmente familiar, os pequenos agricultores são responsáveis pela produção dos alimentos. É muito importante fortalecermos a agricultura familiar e a política do sector agrário passa pelo investimento na agricultura e temos de apostar na agricultura comunitária, na disponibilização de alimentos locais para as famílias e na horta familiar para reduzir o custo da alimentação”, sugeriu.

Destacou que Cabo Verde tem conseguido progressivos ganhos em matéria de segurança alimentar e nutricional, ganhos esses que, adiantou tem reflectido na diminuição do atraso de crescimento, redução da prevalência da anemia, desnutrição aguda e cronica, abastecimento do mercado nacional, entre outros.

“De acordo com as últimas informações, 36 por cento das famílias cabo-verdianas estão em situação de insegurança alimentar. Esse resultado foi feito no âmbito do impacto da pandemia na segurança alimentar e nutricional. Temos conseguido reduzir a insegurança alimentar a nível das famílias, mas em 2020 registamos um ligeiro aumento, também é o que tem acontecido ao nível mundial”, frisou.

Esta responsável lembrou que Cabo Verde depende essencialmente da importação de alimentos para abastecer o mercado nacional, daí, defendeu, a necessidade de se apostar no fortalecimento da agricultura familiar na garantia da segurança alimentar e nutricional no País.

“Não temos o controlo do aumento dos preços dos alimentos no mercado internacional e o Governo para mitigar este efeito e a pandemia, adoptou a medida da compensação financeira, de forma a manter o preço dos produtos alimentares de primeira necessidade mais estável no mercado”, disse.

Rosa Semedo afirmou, por outro lado, que apesar dos desafios, advenientes das mudanças climáticas, o País está no bom caminho tendo, no entanto, apontado a necessidade de se consciencializar a população sobre a poluição e a utilização racional de recursos.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro e marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945

A efeméride foi criada com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro actual da alimentação mundial.

O lema deste ano, “As nossas Ações são o nosso Futuro. Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente e Melhor Qualidade de Vida”.

CM/JMV

Dans la même catégorie