AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Segurança/Sociedade Civil da Guiné-Bissau pede « fim de rumores” sobre golpe de Estado


  18 Février      30        Société (44869),

 

Bissau,18 Fev 21(ANG) – O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Fodé Sanhá, pediu quarta-feira o “fim de rumores” sobre uma alegada tentativa de golpe de Estado no país, após uma audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

« Nós dissemos ao Presidente se de facto tem informações sobre uma tentativa de golpe de Estado e se isso é verdade. Para ele não houve, para ele deve ser um mero rumor, porque o país é fértil em rumores », afirmou Fodé Sanhá aos jornalistas, no final da audiência.
Segundo o responsável, o chefe de Estado guineense disse que esteve reunido com as forças de defesa e que não há « pretensões nesse sentido ».

« O país não pode caminhar nessa senda, não há motivos, porque tudo o que está a ser feito é para o bem da Guiné-Bissau. Não faz sentido », disse Fodé Sanhá.

« O que nós temos a dizer à sociedade é para estar tranquila, que as pessoas ponderem sobre o que falam e que devem falar sobre o que sabem, não devemos deixar que o país seja apelidado de país de rumores », disse.

Na audiência com o Presidente guineense, o Movimento Nacional da Sociedade Civil disse também que abordou com Umaro Sissoco Embaló assuntos relacionados com o alegado « mal-estar entre o Presidente da República e o primeiro-ministro », a saída do antigo primeiro-ministro Aristides Gomes do país e o conflito na fronteira de Casamança, no sul do Senegal.

Sobre a relação com o primeiro-ministro, o líder do movimento diz ter recebido garantias do Presidente que decorre de “forma saudável”.

Na passada sexta-feira, o Presidente da Guiné-Bissau comentou, em declarações aos jornalistas, que existiam rumores que indicavam a possibilidade um golpe de Estado e desafiou quem o quiser atacar a fazê-lo porque anda « sozinho e com os vidros do carro em baixo ».

« Não ouviram rumores sobre golpe de Estado. Não ouviram que me vão matar, vão matar o ministro do Interior, ministro da Defesa, chefe do Estado-Maior, todos, mas estou sempre no meu carro pessoal », afirmou Umaro Sissoco Embaló, em declarações no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, de regresso ao país depois de dois dias de visita ao Senegal.

Instado a fornecer mais informações sobre os rumores do golpe de Estado, o líder guineense afirmou que também os tem ouvido.
« Eu ando sozinho com os vidros [do carro] em baixo, quem quiser que me siga pelo caminho », desafiou Embaló.

Dans la même catégorie