MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Sete cabo-verdianos, um ‘hub’ e uma ‘Start Up’ integram a lista dos 100 jovens mais influentes da lusofonia


  8 Janvier      22        Société (44865),

 

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – Sete jovens cabo-verdianos, um hub de tecnologia e inovação e uma ‘Start Up’ estão na lista dos 100 jovens mais influentes da lusofonia, feita pela Academia Neoafricana (Novos Líderes Africanos), uma instituição de formação de líderes africanos da Lusofonia.
Segundo a lista, divulgada recentemente e a que a Inforpress teve acesso hoje, os distinguidos foram o basquetebolista Edy Tavares, o ‘rapper’ Vado Más Ki Ás, a bailarina Chole Anais Lopes Gomes, o líder associativismo Rúbem Sanches, os estudantes Fredilson Semedo, Simone da Cruz Andrade e Cíntia dos Reis, e a Cabo Verde Digital e a ‘Smart Soltuions’.
O atleta de basquetebol Edy Tavares, 28 anos, jogador do Real “Palladium” de Madrid, segundo a descrição feita pela Academia Neoafricana, tem conquistado títulos importantes na sua colecção com destaque para a “Taça Del Rey” e ser nomeado MVP na ‘Euro League’.
Vado Más Ki Ás é uma das personalidades do ‘rap’ crioulo.
“Pisou vários palcos e entrega aos seus ouvintes uma mensagem de luta, persistência e contra o racismo. Vado é também admirado pelo seu trabalho incansável para com a comunidade que o viu crescer, o bairro seis de Maio”, lê-se na descrição.
Por sua vez, Rúbem Sanches, 23 anos, preside à Associação Efeito Dominó do bairro Casal da Boba, em Lisboa. Este líder associativo é formado em Ciência Política pelioInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e tem distribuído cestas básicas para uma base de 80 famílias vulneráveis em Portugal.
Fredilson Semedo é estudante finalista do curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL-UL) e aluno de pós-graduação em Ciência da Legislação e Logística no Instituto de Ciências Jurídico-Política (ICJP).
Em 2017, foi eleito vogal da Acção Social do Núcleo dos estudantes africanos da FDL-UL, no qual, criou e coordenou o projecto solidário “Missão Abraçar Moçambique” para ajudar as vítimas do ciclone Idai da Cidade da Beira.
Actualmente, é presidente da direcção da Associação de Estudantes Cabo-verdianos em Lisboa e presidente do conselho fiscal do Núcleo de estudantes africanos.bSimone da Cruz Andrade, 27 anos, é licenciada em Gestão da Saúde e pós-graduada em Qualidade Alimentar e Saúde.
“O seu percurso escolar e sentido de liderança juntando-se ao seu dinamismo, permitiu-lhe ocupar cargos como relações externas na direcção da Associação de União de Estudantes cabo-verdianos em Lisboa, mentora do projecto plataforma jovens cabo-verdianos na diáspora e embaixadora do projecto ‘Mulher Inspira Mulher’. É CEO da marca Bio cachos”, descreveu a organização.
Por sua vez, Cíntia dos Reis, 25 anos, participou na 5ª edição do Projecto “Faz-te Forward- Programa de capacitação dos jovens para o mercado de trabalho”.
Esta jovem foi vice-presidente do Núcleo de Estudantes Africanos do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e participou como oradora no painel II do programa da RSTP Ciclo + Educação, “Um Olhar sobre o sistema de educação e ensino nos Países da CPLO”.
Em Maio de 2020 fundou o AfrikaKnows, projecto que visa dar resposta aos jovens nas áreas profissional e educacional.
Outra distinguida é Chloe Anais Lopes Gomes, bailarina clássica desde os quatro anos. Chloe é a primeira dançarina negra a fazer parte da companhia Staatsballet de Berlim.
Ela já passou pela prestigiada escola de balé de Bolshoi Ballet Academy em Moscou e depois de formada teve a oportunidade de trabalhar na Nice Opera House, depois no Béjart ballet Lausanne.
Já a Cabo Verde Digital é uma ‘hub’ de tecnologia e inovação, com programas de aceleração para ‘Startups’. Essa ‘hub’ participou da web summit’19.
Por último, o ‘Smart Soltuions’ é uma ‘Start Up’ que se dedica ao desenvolvimento de ‘software’ e implementação de soluções de telecomunicações.
Das várias soluções desenvolvidas pela ‘Smart Solutions’, destacam-se a plataforma de controlo e gestão de frota, a Smartfrota, e a plataforma SmartTáxi que consiste numa plataforma para a gestão de táxis em Cabo Verde
Este concurso foi organizado pela Academia Neoafricana, em parceria com o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a OJ-CPLP, e teve como objectivo fundamental seleccionar os cem jovens mais influentes do espaço internacional da lusofonia pelo impacto, a relevância e a criatividade que tiveram durante o ano 2020.
As áreas que estiveram em apreciação foram Cultura e Educação, Economia, Artes Plásticas e Literatura, Cinema, Teatro e Televisão, Design e Moda, Tecnologia e Inovação, Arquitectura e Urbanismo, Desportos, Política e Direitos Humanos, Empreendedorismo, entre outras.
Para além de Cabo Verde, fazem ainda parte desta lista jovens de Angola, Moçambique, Portugal, Guiné-bissau, Brasil e São Tomé e Príncipe.
AM/JMV
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie