MAP CAN de futsal/Demies: Le Maroc affronte la Libye pour valider sa qualification au Mondial et se rapprocher d’un 3è sacre consécutif MAP L’identité africaine est profondément ancrée dans les choix politiques du Maroc sous le leadership de SM le Roi (M. Bourita) MAP L’UE débloque 110 millions d’euros pour le secteur de l’éducation en Zambie MAP L’Afrique du Sud intriguée par des allégations britanniques d’éventuelles attaques terroristes MAP Coup d’envoi ce jeudi du tournoi UNAF U17, Tunisie-Égypte et Maroc-Algérie au programme MAP Le Burkina expulse trois diplomates français accusés d' »activités subversives » (ministère AE) MAP Le FMI abaisse à 0,9 % les prévisions de croissance du PIB de l’Afrique du Sud pour 2024 MAP Afrique du Sud: huit morts dans des fusillades au Cap occidental (police) MAP Rabat : coup d’envoi de la 33ème session de la Conférence régionale de la FAO pour l’Afrique MAP L’Angola s’engage à concilier la croissance économique et la protection de l’environnement

Sinais de desaceleração económica fazem Cabo Verde olhar para 2023 com “enorme preocupação” – Vice-PM


  22 Septembre      31        Economie (20921),

 

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, disse quarta-feira que o Governo de Cabo Verde está a olhar para o próximo ano com “enorme preocupação” no que diz respeito à evolução da economia internacional, tendo em conta os sinais de desaceleração.
“Estamos perante um contexto em que podemos contar com mais desaceleração económica, a medida que mais países vão entrando em recessão económica”, afirmou o ministro das Finança e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital em conferência de imprensa de balanço da reunião do Gabinete de Crise sobre a implementação das medidas de mitigação adoptadas pelo Governo nos sectores da economia, energia e agro-alimentar.
Conforme este governante, as tendências persistem com consequências devastadoras para os mercados emergentes, mas também para as economias em desenvolvimento e, particularmente, para as pequenas economias insulares, como é o caso de Cabo Verde.
Segundo Olavo Correia, o aumento sincronizado da taxa de juros globais e as suas políticas monetárias relacionadas, provavelmente continuarão no próximo ano e podem não ser suficientes para trazer a inflação de volta aos níveis vistos antes da pandemia da covid-19.
“E este é o contexto com o qual estamos confrontados. Uma enorme crise internacional, na sequência de uma crise climática forte em Cabo Verde, as secas permanentes e profundas e continuadas, a crise provocada pela pandemia da covid-19 e os impactos directos provocados pela guerra na Ucrânia e agora, uma possível recessão económica no próximo ano”, disse.
Conforme Olavo Correia, ninguém pode esperar facilidades e há uma tendência para uma redução da actividade económica, uma tendência para um aumento da inflação e para um aumento das taxas de juros no mercado internacional, com consequências também a nível nacional.
Olavo Correia disse ainda que o governo tem dado respostas, conforme considerou, lembrando as medidas de políticas públicas adoptadas para actuar a vários níveis.
“Do ponto de vista da intervenção no que tange ao sistema alimentar, para garantir não só o abastecimento, mas também o nível de preço suportável para os nossos concidadãos, medidas ao nível do sector da electricidade e dos combustíveis, para fiscais financeiras entre outras, medidas para alargar a pensão social no regime não contributivo para mais 3 mil beneficiários, mas também para aumentar o número de beneficiários no que tange ao rendimento social da inclusão”, concluiu.

Dans la même catégorie