MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

Sindprof comemora o Dia do Professor Cabo-verdiano com actividades descentralizadas e reflexão sobre a classe


  22 Avril      31        Education (7120),

 

 

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O Sindprof comemora o Dia do Professor Cabo-verdiano com “pequenas actividades descentralizadas” e reflexão sobre “o papel do professor na sociedade que se vive actualmente, e o relacionamento com os alunos neste momento da pandemia”.

A presidente do Sindicato Democrático de Professores (Sindprof) afirmou à Inforpress que esta foi a forma adoptada para evitar que este dia de reflexão, 23 de Abril, volte a passar em branco, à semelhança do ano transacto, face à situação sanitária marcada pelas restrições imposta por causa da pandemia da covid-19, para evitar aglomeração de pessoas e contágios.

Lígia Herbert avançou ainda a possibilidade de uma formação sobre a actividade sindical, para que os dirigentes tenham mais “traquejos” na resolução de diferentes pendências que afectam os professores, por entender ser necessário munir a classe de ferramentas capazes de resolver os problemas mediante negociações junto do Ministério da Educação.

“A classe não é só problema financeiro. A classe não tem só pendências financeiras, precisa de ser vista de outra forma. Para isso somos nós mesmos a tentar mudar a mentalidade da sociedade em relação a esta classe que é digna, nobre, mas, entretanto, é preciso que a sociedade veja com outros olhos a educação”, frisou Lígia Herbert.

Considerou ainda que este dia deve ser aproveitada para uma reflexão da classe docência com a tutela, alegando que para além da importância do espaço físico e das tecnologias, é preciso que se crie condições de trabalho, para que os professores tenham melhores incentivos, alegando que nada substitui o homem e o professor na sala de aulas.

Considerando o aluno e o professor como o mais importante de toda a estrutura educacional, Herbert avançou que o Sindprof está a trabalhar no sentido de criar incentivos à classe para que todos estejam motivados para criar forças, visando transtornar o professor no seu verdadeiro papel, enquanto o “olheiro da sociedade”.

Aproveitou a ocasião para ressaltar “a procura incessante de professores em filiar-se com uma entrada massiva” no Sindprof”, sublinhando que esta confiança que depositam nesta organização precisa ir ao encontro das expectativas dos professores a esta jovem organização com quatro anos de existência, mas “com anos de caminho na resolução das pendências dos professores”.

“Nós não temos nenhum problema que o professor seja de outra organização sindical. Se tem problema a gente também ajuda. O importante é resolver o problema da classe, porque senão fragilizamos também as organizações sindicais”, explicitou Lígia Herbert, que faz da máxima “junto unidos para a resolução dos problemas da classe”.

Dans la même catégorie