AIP Côte d’Ivoire-AIP/ 12 coupeurs de route mis en déroute sur l’axe Koutouba-Mango APS DALIFORT : DES FEMMES FORMÉES AU TIC APS IBRAHIMA NIANE CONSTRUIT SON ASCENSION APS SAINT-LOUIS : LA PLACE FAIDHERBE REBAPTISÉE ‘’BAYA-NDAR’’ GNA Government will ensure employment security for communication sector workers APS TRANSFERT D’ALFRED GOMIS : DIJON ET RENNES S’ACCORDENT APS LA FPU INVITE À UN RETOUR AUX VALEURS DE LA FAMILLE AGP Le SEENA s’interroge sur l’avenir de l’éducation au Gabon AGP «Il n’y a aucun conflit entre le Gouvernement et les ordres religieux» (Ministre de l’Intérieur) AGP Gabon : Le Gouvernement allège le couvre-feu d’une heure

SINFUP acusa Direcção Administrativa de adulterar folha salarial dos funcionários


  7 Août      37        Société (23118),

   

Bissau – O Presidente do Sindicato dos Funcionários Parlamentares (SINFUP) acusou hoje a direcção administrativa da Assembleia Nacional Popular(ANP) de adulterar a folha salarial entregue à segunda vice-presidente daquele órgão legislativo.

André Francisco Có que falava em conferência de imprensa anunciou
que a direcção da ANP não apresentou a verdadeira folha salarial dos trabalhadores, acrescentando que o sindicato vai fazer uma denúncia junto do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

O sindicalista revelou ainda que na ANP existe injustiça salarial entre os funcionários da mesma categoria, frisando que houve uma enorme desigualdade entre os trabalhadores da mesma categoria.

Afirmou que existem alguns funcionários em regime de contratado há vários anos sem serem efetivados, mas a direcção pretende ainda fazer ingressar outros, sem concurso público.

André Có referiu que existe um acordo assinado entre a Comissão Negocial de greve e a direcção da ANP representada pelo Secretário-geral e presidente de Conselho de Adminstrração desde Outubro de 2019 e que não está a ser cumprido.

“Entre os pontos acordados, consta a conclusão do reajuste salarial efetuado pelo Conselho de Administração e as instituições tuteladas com efeito a partir de Outubro de 2019, reembolso dos valores com aquisição de medicamentos efetuados pelos funcionários da ANP, num valor de mais de 15 milhões de francos, que foi distribuído de forma parcial,” frisou.

Exige a rescisão dos contratos de assistência médica com todas as clínicas e lançamento de novo concurso para assistência médica aos deputados, funcionários e órgãos tutelados pela ANP .

Pediu ainda a conclusão do pagamento de 11 meses de salários em atraso referentes ao período 2002/2003, no primeiro trimestre de 2020, informando que a maioria dos funcionários públicos já recebeu seus atrasados.

André Có solicitou a Administração da ANP para entregar o comprovativo de quitação dos descontos efectuados aos trabalhadores pelo Ministério das Finanças para a aposentação dos mesmos e recibos de pagamento dos salários até 20 de Outubro de 2019.

Pediu ainda que seja esclarecido se os descontos feitos aos funcionários parlamentares são devolvidos ao Ministério das Finanças ou se ficam na ANP.

Segundo André Francisco Có , a ANP tem cerca de 190 funcionários, e cada vez que o sindicato reclama direitos dos trabalhadores a Direcção incumbe a responsabilidade ao governo, quando este não é responsável nem administrativo, patrimonial nem jurídico da ANP.

Dans la même catégorie