MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache) MAP Trois civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun MAP L’ONUDC appelle à prendre des mesures « urgentes » pour démanteler les réseaux de trafic de drogue au Sahel (rapport) APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal

Situação de seca afecta neste momento 37% da população cabo-verdiana – responsável


  20 Décembre      42        Environnement/Eaux/Forêts (6451), Photos (4436),

 

Cidade da Praia,20 Dez (Inforpress) – A situação de seca, que por três anos consecutivos está a ser vivenciada em Cabo Verde, afecta, neste momento, 37 por cento (%) da população, indicou quinta-feira a directora-geral de Agricultura em substituição, Eneida Rodrigues.
Aquela responsável, que falava aos jornalistas após a apresentação do programa de mitigação do mau ano agrícola para uma delegação angolana, chefiada pela ministra do Estado para Área Social, que se encontra em Cabo Verde, disse que a seca tem afectado, sobretudo, as pessoas das zonas rurais.
“Segundo os dados que nós temos 37% da população está a ser afectada com a crise decorrente dos três anos consecutivos de seca. São pessoas que vivem da agricultura e da pecuária, tanto na parte da produção como também ligado a tudo que é comércio da produção agrícola”, explicou.
Eneida Rodrigues adiantou que neste momento está-se a trabalhar não só na mitigação do mau agrícola, mas também na resiliência das famílias mais desfavorecidas e do país no seu todo.
“Portanto nós estamos a trabalhar na mobilização de água, apostando na dessalinização da água salobra, na reutilização segura das águas residuais na agricultura, na melhoria da gestão da água, diminuindo as perdas e utilizando o sistema que favorece o uso mais eficiente da água na agricultura”, explicou.
Por outro lado, indicou também a nível da pecuária está-se a trabalhar na contingentação dos animais, não só para fazer face à crise, mas também como medida de protecção do meio ambiente.
Eneida Rodrigues destacou para já alguma melhoria em termos de comportamento dos agricultores e criadores.
“A nível dos criadores nós estamos a notar que estão a aderir ao programa de contingentação dos animais e também fornecendo alimento complementar que são as rações para melhorar a alimentação do gado. Os agricultores também já entenderam que há que fazer a poupança de água e estão a aderir”, disse.
A directora-geral de Agricultura em substituição garantiu que na vertente reforço da alimentação o apoio aos agricultores foi contínuo com a disponibilização dos vales cheques aos criadores das zonas mais afectadas.
O novo programa prevê para além de apoios o reforço da sensibilização e formação das pessoas, em particular dos agricultores e criadores, no sentido de se garantir a resiliência de que o país precisa.

Dans la même catégorie