MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Sociedade/Presidente da Republica pede voto consciente da juventude na escolha dos próximos dirigentes


  13 Mars      31        Société (45095),

 

Bissau, 13 Mar 23 (ANG) – O Chefe de Estado exortou, no Domingo, a Juventude guineense, que cnstitui a mioria do eleitora nacional, a votar com consciência nas próximas legislativas, e para não aceitar que seja enganado por políticos.

Umaro Sissoco Embaló falava na abertura da 1ª Jornada Nacional de Diálogo da Juventude, que decorreu sob o lema: “Cidadania e a Democracia”, organizada pelo Movimento Nacional “Cidadão na Minha Cidade” e que juntou jovens das oito regiões da Guiné-Bissau e do Setor Autónimo de Bissau.

Na ocasião, o chefe de Estado frisou que só assim a juventude estará em condições de fazer pressão ao Governo que sairá das próximas eleições legislativas para que se possa corresponder as suas aspirações .

“Digo isso porque os jovens têm uma arma fundamental que é a capacidade de voto. Não podemos estar a votar nas pessoas que nos enganam”, salientou, o chefe de Estado, tendo pedido também que seja julgado nas urnas pelo o que tem feito durante seu mandato.

Embaló salientou que tudo é prioridade no país, desde a educação, saúde, eletricidade e água, afirmando que são problemas básicos, prometendo que estará sempre presente, enquanto Chefe de Estado, na procura de suas soluções.

“De acordo com o sistema guineense, o Primeiro-ministro é que é o Chefe do Governo. Contudo, vou continuar a usar a minha magistratura de influência e as competências que a Constituição me dá, para isso”, sublinhou.

Embaló recomendou que os jovens fossem à escola, que recusem à casamentos forçados e que sensibibilizem os mais velhos nas suas comunidades sobre os males desta prática.

Anunciou que passa a ser ele a negociar com os sindicatos para acabar com as paralisações, essencialmente, na saúde e educação.

O Presidente da República disse que os problemas da juventude guineense estão relacionados à escola, saúde, estradas, infraestruturas, e reitera que têm razão porque até hoje as pessoas morrem no parto tendo questionado como é possível tal situação , passados quase 50 anos de independência. “A responsabilidade também é dos governantes”, disse.

“Os jovens são também cúmplices da atual situação que o país vive, uma vez que se deixam ser enganados, sistematicamente, por dirigentes que escolhem. Por isso, os pedi para estarem atentos nas suas escolhas e hoje o povo guineense está de novo nos concertos das Nações, com a sua dignidade restaurada, infelizmente, muitos não têm noção sobre isso “,salientou.

O Chefe de Estado pediu aos jornalistas para difundirem bons resultados que o país está a conseguir, e diz que, apesar das divergências, todos devem unir a volta da Guiné-Bissau.

Em nome dos jovens, Minirgino Paulo Dias, declarou que o encontro ultrapassou as suas espectativas, uma vez que teve o impacto desejado, ou seja o evento tinha como objectivo fazer com que os jovens pudessem ter uma interação com o Chefe de Estado sobre os problemas que enfrentam nas respetivas regiões para que este usasse a sua influência junto ao Governo para, minimamente, minimizar as preocupações da juventude.

“Se eu fosse o Presidente da República vou institucionar o encontro deste género, isto faz nos sentir que também somos importantes no processo de transformação da Guiné-Bissau, e como dizem, os jovens são a força motriz de qualquer sociedade. A sua opinião deve ser levado em conta e esperamos que o Chefe de Estado tenha tomado boa nota dos problemas levantados que são iguais na sua maioria ,ou seja os problemas levantadas são as mesmas em todas as regiões”, salientou.

O encontro reuniu centenas de jovens vindos de todo o país e serviu para expor os problemas diários das regiões, nomeadamente acesso ao serviços de saúde, educação, energia, estradas, água potável entre outros.

O Presidente da República prometeu, em coolaboração com o próximo Governo, a sair nas eleições de 04 de Junho, resolver, paulatinamente, os problemas levantados.

Embaló garantiu que a toada do desenvolvimento vai ser sentida em todo o país e que até 2025 todas as regiões terão estradas alcatroadas nas principais cidades.

Dans la même catégorie