AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Sociedade/Sindicatos do sector de Saúde e Educação assinam acordo inter-sindical denominado “Frente Social”


  13 Septembre      26        Société (44866),

 

Bissau, 13 set 22 (ANG) – Os sindicatos do sectores da Saúde e da Educação assinaram um acordo inter-sindical, denominado “Frente Social”, que visa acções conjuntas contra a suspenção da colocação de novos ingressos nesses sectores por parte do Governo.
No documento a que ANG teve acesso hoje, o referido acordo foi rubricado pelos Presidentes do Sindicato Nacional de Enfermeiros Técnicos de Saúde e Afins(Sinetsa), do Sindicato Nacional dos Quadros Superiores da Saúde(Sinquass), da Frente Nacional dos Professores(Fenprof) e do Sindicato Democrático dos Professores(Sindeprof), agrupados na “Frente Social” no qual acordaram em estabelecer relações de colaboração no campo sindical.
As partes comprometeram a promover intercâmbio nos domínios de permuta de informação e documentos, gestão de conflitos e outras formas de colaboração mediante acordo das partes.

Em matéria de greve, os quatro sindicatos dos sectores da saúde e da educação comprometem-se em organizar as acções de reivindicações em conjunto, sempre que esgotam todos os meios pacíficos de resolução de conflitos.

“A constituição das comissões ou estruturas coordenadoras de greve, cujo recurso à greve é decidido pelas partes mediante a subscrição conjunta do pré-aviso de greve, nas matérias consideradas de interesse comum”, são outros pontos constantes no documento.

Ainda no capitulo de greve, informa que, as partes devem procurar assegurar a coordenação das suas ações de reivindicação, incluindo os processos negociais e constituição de comissões negociais conjuntas.

No documento, os quatro sindicatos afirmam que o presente acordo inter-sindical tem como fundamento na definição da politica comum de atuação na resolução de diferentes problemas que afetam os interesses das suas classes.

Os sindicatos dizem estar convictos de que no campo das relações laborais, o acordo vai contribuir para o reforçar as relações existentes, nomeadamente na promoção dos seus legítimos direitos e interesses socioprofissionais.
O Governo anunciou em Conselho de Ministros, do dia 25 de Agosto, a suspensão de admissão de novos ingressos de professores e técnicos de saúde na função pública.

Dans la même catégorie