AIP La monétisation des créations culturelles à l’ère numérique représente un défi majeur (Ministère) ATOP Cinkassé : des femmes et des jeunes des Savanes se forment sur les mécanismes d’alerte précoce à Timbou ATOP Lutte contre les incendies dans les marches du Grand Lomé : l’étape du marché d’ « Akodessewa Djidjénou » termine la tournée de sensibilisation de la ministre Mivedor-Sambiani ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires

Sorteio CAN 2023/ Benelívio Nancassa confiante na qualificação da Guiné-Bissau pela quarta vez consecutiva à competição


  21 Avril      78        Sport (12593),

 

Bissau, 21 Abr 22 (ANG) – O comentador desportivo Benelívio Cabral Nancassa, disse hoje estar confiante de que a Guiné-Bissau qualificará para as provas do próximo Campeonato Africano das Nações (CAN-2023) no grupo “A” onde tem como adversários a Nigéria, Sarra Leoa, São Tomé Príncipe ou Ilhas Maurícias.
Benelívio Nancassa
Benelívio Cabral Nancassa que falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), disse que apesar de estar optimista no apuramento da Selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, pela quarta vez consecutiva, ao Campeonato Africano das Nações, o Governo deve assumir a sua responsabilidade de criar condições para que os resultados possam aparecer.

“No grupo “A” onde a Guiné-Bissau está inserida, a Nigéria que lidera o grupo, joga força, altura e peso, a Sarra Leoa também faz o mesmo, usam pouca técnica no jogo, e enquanto que a Ilhas de Maurícias e São Tomé e Príncipe não têm patamares de competição”, disse.

Entre São Tomé e Príncipe(STP) e Ilhas Maurícias, Benelívio diz preferir STP, em vez da Ilhas de Maurícias, porque esta não é uma seleção bem conhecida de guineenses, mas diz que “é uma selecção perigosa”.

Criticou que as convocatórias dos jogadores para representar a a turma nacional, não devem basear-se em conhecimentos ou contrapartidas, e muito menos na base de amiguismo.

Acrescentou que resta fazer um bom trabalho forte, e que os convocados não devem ser atletas de caracteristicas fracas e sem ritmos competitivos.

Segundo Benelívio, a Selecção não é o lugar para construir jogadores, mas sim, ter atletas à altura de provar que merecem ser chamados.

Segundo Benelívio Cabral Nancassa dos Santos, o país está recheado de recursos humano, facto que está a motivar as sucessivas presença da Seleção Nacional de Futebol a tomar parte nas provas de sucessivos CAN, realçando por outro lado que, se depende dos Dirigentes da Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, o país não ia ao lado nenhum.

“A Guiné-Bissau, por natureza, é um país sorteada porque está racheada de bons jogadore.O governo é o responsável da Selecção Nacional de Futebol porque representa a Bandeira Nacional, e neste sentido deve investir para que os atletas que participam da seleção possam ter condições como outros, e depois exigir os responsáveis desportivos o resultado do dinheiro investido”, sustentou o comentarista.

Benelívio Cabral Nancassa dos Santos considerou de grave, a ausência dos membros de FFGB em Joanesburgo, capital de África de Sul, para tomar parte no sorteio de eliminatória para o próximo CAN-2023, a ter lugar em Abidjan, na Costa de Marfim.

No dia 19 do mês em curso, a CAF realizou na Cidade de Joanesburgo, capital de África de Sul, o sorteio dos jogos de apuramento para o próximo CAN-2023, e a Guiné-Bissau foi inserida no grupo “A”, e tem como adversários: a Nigéria líder do grupo, Serra Leoa, São Tomé e Principe ou Ilhas Maurícias.

Dans la même catégorie