MAP Affaire des soldats ivoiriens détenus au Mali: la mission de la CEDEAO rencontre le président de la transition APS UCAD : LA RENTRÉE UNIVERSITAIRE REPORTÉE AU 10 OCTOBRE APS UN HOMMAGE DE KIM JONG-UN À SADIO MANÉ ? NON, IL S’AGIT D’UNE VIDÉO DÉTOURNÉE ANP Restructuration de la commission de la CEDEAO : Les députés communautaires édifiés sur les prérogatives du parlement de la communauté dans ce contexte ANP Des progrès enregistrés dans la réalisation des cibles annuelles des livrables ‘’, rapport de suivi semestriel de l’action gouvernementale ANP Vers la refonte du régime des retraites des fonctionnaires au Niger ANP Echange à Niamey entre le président Mohamed Bazoum et la vice- administratrice chargée des Politiques et Programmes à l’USAID GNA Government ready to diversify tourism programmes to boost earnings-Minister GNA National Muslim Conference to pool resources to develop communities GNA Ghana needs 11bn cedis to fight terrorist attacks – Kan Dapaah

Tarrafal: Centro de Emprego e Formação Profissional prevê formar aproximadamente 135 jovens até final do ano


  9 Novembre      21        Emploi (328),

   

Tarrafal, 09 Nov (Inforpresss) – O Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) do Tarrafal de Santiago, ainda por inaugurar, já está a ministrar acções de formação e prevê formar até o final deste ano, aproximadamente, 135 jovens de ambos os sexos.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo director do CEFP do Tarrafal, Marlino Ferreira, lembrando que as actividades no referido espaço principiaram em Fevereiro e que as acções de formação só arrancaram no início de Março.
“(…) No início de Março arrancamos com duas acções de formação, uma de formação de formadores e outra em técnicas em artes e costura. Mas, com a declaração do estado de emergência [em 29 de Março] paramos e retomamos em Junho”, recordou o responsável.
Entretanto, com a retoma das actividades em Junho, lembrou que arrancaram com mais duas acções de formação – metodologia GERME com capacitações em GIN e PIN – que terminaram no início de Julho, e de seguida arrancaram com mais quatro cursos nomeadamente cabeleireira, estética e beleza, cozinha e formação de cuidadores de dependentes que ainda estão a decorrer.
Durante a entrevista à Infopress, Marlino Ferreira avançou que o centro vai arrancar hoje com mais uma acção de formação em serviços administrativos e atendimento aos clientes e utentes. Prevê-se ainda para próxima semana o arranque de mais um curso em técnicas de encarregado de obras.
“Para este ano são essas acções de formação que temos e prevemos formar aproximadamente 135 jovens até o final do ano”, vaticinou.
No entanto, fez saber que os jovens não procuram o CEFP do Tarrafal apenas para formações, mas também para outros serviços, sobretudo o de emprego.
E tendo em conta que, segundo ele, a maioria dos jovens que procuraram este serviço não tem experiência, informou que através do programa de estágio profissional e empresarial têm conseguido inserir estes jovens no mercado de trabalho.
Aliás, assegurou que, de acordo com os dados estatísticos, mais de 75 por cento (%) desses jovens que após o estágio entram no mercado de trabalho se deve ao referido programa.
“Portanto, são estas as dinâmicas que estão a ser feitas aqui no centro e para o ano de 2021 temos mais acções de formação. Entendemos que colocando o máximo número de pessoas para a formação, vamos com certeza inserir maioria delas no mercado de trabalho”, concretizou Marlino Ferreira.
A inauguração do CEFP do Tarrafal estava inicialmente prevista para Março de 2020, mas por causa da pandemia foi adiada para inicio de Dezembro deste ano.
O espaço, cujo apetrechamento vai dar formação aos jovens tarrafalenses também direccionada para o turismo, conta com financiamento da Cooperação Luxemburguesa e do Ministério do Turismo e Transportes.

Dans la même catégorie