AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts) MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire

Terceira edição do Código Eleitoral Anotado visa contribuir para o desenvolvimento cívico do País – autor


  18 Septembre      25        Politique (25362),

 

Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – A 3ª edição do Código Eleitoral Anotado lançado quinta-feira, na Cidade da Praia, visa contribuir para o desenvolvimento cívico em Cabo Verde, considerou o autor do livro, o jurista Mário Silva.

“É um contributo para que os intervenientes no procedimento eleitoral percebam cada um a sua função, cada um o que tem que fazer. E se cada um de nós fizermos o que o código manda, rigorosamente, como sempre teremos um procedimento eleitoral tranquilo”, disse.

Segundo Mário Silva, essa revisão, que acontece 13 anos após à 2ª edição, e depois da revisão do Código Eleitoral de 2010, visa, sobretudo, colocar à disposição do público um Código Eleitoral Anotado que possa ajudar os partidos políticos, os grupos de cidadãos eleitores independentes e a administração eleitoral, a melhor compreenderem as normas eleitorais.

A presente edição, com mais de 100 páginas em relação à edição anterior, conta com referências actualizadas às deliberações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e aos acórdãos do Tribunal Constitucional (TC).

“As anotações são mais extensas, mais fundamentadas e minuciosas e as referências à CNE e ao TC têm a vantagem de que muitas vezes as normas nem sempre têm o significado que agente lê. Muitas vezes para percebermos as normas temos de ter em conta a interpretação que é feita pelo TC e a CNE até para dar segurança a todos os intervenientes no procedimento eleitoral”, explicou.

A primeira edição do Código Eleitoral Anotado foi publicada em 2005, a segunda edição em 2007.

Mário Silva realça o facto de esta 3ª edição estar a sair nas vésperas das oitavas eleições autárquicas, que, sobretudo, na sua perspectiva, realçam o enraizamento da democracia municipal em Cabo Verde.

A apresentação do livro esteve a cargo de magistrado Felismino Cardoso, que indicou que nesta 3ª edição o jurista Mário Silva trouxe um acervo de informação doutrinária e referência histórica e jurisprudenciais que servem sobremaneira os aplicadores e estudiosos desse “tema importante”, que são as questões eleitorais.

“No fundo, o que o autor vem fazer, observando toda sistematização que imprimiu na edição de 2007, foi refrescar, actualizar a segunda edição com referências bibliográficas actualizadas e jurisprudencial da instância máxima, o TC, no que diz respeito a matéria jurídico eleitoral”, explicou.

As anotações, na perspectiva do apresentador da obra, vieram também demonstrar que de facto o Código Eleitoral é uma obra acessível e que deve ser do conhecimento de todos.

“O eleitor mais ou menos esclarecido deve, de facto, conhecer o que esta no código eleitoral”, recomendou.

Dans la même catégorie