APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

TIC/Técnicos debatem relatório para validação da Economia Digital


  20 Septembre      28        Technologie (1028),

 

Bissau,20 Set 22(ANG) – Técnicos de diferentes instituições públicas e privadas do país estão reunidos hoje numa jornada de validação técnica do relatório sobre o diagnóstico da Economia Digital no país.
Ao presidir a abertura do ato, o Diretor-geral da Economia Mussá Sambi disse que o estudo vai igualmente servir de fonte para identificação e hierarquização das ideias do projeto e que permitiu a identificação dos desafios do sector.

Aquele responsável sublinhou que a Guiné-Bissau inclui nas suas agendas de desenvolvimento os desafios de elaboração de um Plano Digital de Desenvolvimento Económico, inserido na reforma da Administração Pública e promoção do sector privado.

Ao falar dos ganhos que o país pode obter com a implementação da Economia Digital, o diretor de Gabinete de Estudos do Ministério dos Transportes e Comunicações sublinhou ser um ramo de ciência muito vasto.

“Se as tecnologias de informação forem muito bem exploradas, podem alavancar a economia de um país”, diz Iatanim Deivis.

Aquele responsável defendeu que as Tecnologias de Informação não devem ser vistas apenas na perspectiva de ganhos económicos, mas sim num contexto mais vasto, que começa no acesso às plataformas digitais e que passam por cima de todos os outros serviços.

Deivis acrescentou que a tecnologia de informação oferece diversas gamas de serviços que poderão trazer ganhos económicos para o país, dentre os quais o empreendedorismo digital.

“Vamos elevar as competências dos jovens de forma a poderem ter acesso ao mercado e à nova dinâmica que se pretende no sector, em termos de mudança de paradigma”, referiu acrescentando que o estudo vai permitir o país sair dos trabalhos em formato papel para o mundo digital.

O relatório, segundo Iatanim Deivis assenta em cinco pilares nomeadamente, Infraestruturas Digitais, Serviços Digitais, Competências Digitais e Empresas Digitais.

Dans la même catégorie