ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech

Tóquio’2020: COI atribui “wild-card” ao pugilista David de Pina, Federação de Boxe contesta


  18 Juin      49        Sport (12593),

 

Cidade da Praia, 18 Jun (Inforpress) – O Comité Olímpico Internacional atribuiu o “wild-card” ao pugilista internacional cabo-verdiano David de Pina para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, mas a federação nacional opõe-se à escolha, por entender que houve ingerência do COC nas atribuições federativas.
Este convite ao atleta de Santa Cruz está a levantar uma polémica no País, com o atleta a acusar o presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, Flávio Furtado, de estar a criar uma barreira para impedir a sua participação na maior montra mundial do desporto.
Isto porque, Flávio Furtado veio ao público manifestar a sua insatisfação pelo “wild-card” atribuído a David de Pina, por entender que houve interferência do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) nas atribuições da federação nacional da modalidade, alegando que o atleta não está devidamente preparado para representar o País nesta competição.
Para Flávio Furtado, não houve seguimento ao “ranking” para premiar o mérito.
David de Pina defende em como a federação quer “boicotar” a sua participação no Tóquio’2020, face a “caprichos pessoais”, acrescentando que não deixa que o seu sonho seja destruído.
Opinião colaborada pelo seu treinador, Bernardino Semedo, para quem “Flávio Furtado não tem legitimidade, porque está a trabalhar com “pura maldade” e que está ilegal na federação”.
Bernardino Semedo recordou que o atleta em causa representou Cabo Verde nos Jogos Africanos de 2020 em Dakar, Senegal, onde, disse, foram reconhecidas as suas qualidades.
Já, o chefe da missão do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Leonardo Cunha, clarificou que o processo foi liderado pelo Comité Olímpico Internacional, alegando que o convite para a modalidade de boxe é endereçado a um dos atletas masculinos em categorias específicas.
Leonardo Cunha refutou qualquer interferência directa do COC no processo para a selecção de David Pina, afirmando que apenas transmitiu a Federação de Boxe às decisões tomadas pelo COI.

Dans la même catégorie