AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

UE pretende impulsionar novas competências artísticas com subvenções da Procultura


  6 Octobre      55        Arts & Cultures (2985),

 

Cidade da Praia, 06 Out (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde assegurou segunda-feira que com as subvenções da Procultura pretendem promover novas competências artísticas, técnicas e de gestão de recursos humanos nos PALOP e Timor Leste.
Sofia de Sousa fez esta consideração, em conferência de imprensa, para apresentar aos artistas e actores culturais com projectos nas áreas de música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil, essa subvenção da Procultura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), que está a decorrer desde o dia 09 de Setembro e termina no dia até 09 de Novembro.
Nesta subvenção, a União Europeia e parceiros disponibilizaram 7,8 milhões de euros para o programa Procultura, com vista a financiar projectos que estimulem o emprego e rendimento sustentável no sector da cultura nos PALOP-TL.
“Com essas subvenções da Procultura é o objectivo da União Europeia impulsionar o potencial nos países Palop-Timor Leste nas áreas mencionadas, promovendo novas competências artísticas, técnicas e de gestão de recursos humanos a nível nacional, de forma também que seja possível trabalhar em rede com os países Palop-TL”, afirmou.
Pretendem ainda com este programa, ajuntou, dar um primeiro apoio financeiro, mas dar também formação, para que “seja possível capitalizar os talentos existentes e fazer uma aposta real na cultura e nas artes”.
Presente no evento, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, considerou que este programa é “crucial e oportuno” no momento em que a área da cultura está a “sofrer bastante” com os efeitos da covid-19.
“O sector cultural artístico e das artes criativas é um sector que tem sido muito afectado, não só em Cabo Verde, mas também em Portugal e por todo mundo, por isso a Procultura com o seu envelope financeiro e com as iniciativas que prevê (…) vêm em bom momento porque um dos seus objectivo principal é promover a criação de emprego sustentável e o desenvolvimento do rendimento”, salientou.
Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou que com este projecto a União Europeia está a dar a Cabo Verde outros meios de financiamento, que não seja apenas o Orçamento do Estado.
Neste sentido, apelou aos agentes culturais, as associações e os grupos para aproveitarem esta oportunidade, uma vez que já não há dinheiro a fundo perdido na cultura, nem da parte do Governo e nem da parte das instituições internacionais.
“É preciso que se organizem, que estudem os editais, e que se possível contratualizar serviços especializados para submissão das candidaturas porque são quase 19 milhões de euros disponíveis para financiar”, recomendou, lembrado que esta quantia é duas vezes maior do que a verba disponibilizada ao Ministério da Cultura no Orçamento do Estado.
Relativamente a esta candidatura, segundo a organização, está dividida em três lotes.
O primeiro lote destina-se a projectos de empreendedorismo nos sectores da música e artes cénicas, a realizar em um ou mais países do grupo PALOP/Timor-Leste, para financiamento entre 20 mil euros e 35 mil euros.
O segundo lote é designado a projectos internacionais de desenvolvimento dos sectores da música e artes cénicas, envolvendo dois ou mais países dos PALOP e Timor-Leste e com financiamento entre 500 mil e um milhão de euros.
O terceiro lote é destinado a projectos internacionais de desenvolvimento do sector da literatura infanto-juvenil, envolvendo dois ou mais países dos PALOP e Timor-Leste, com um financiamento entre 300 mil e 600 mil euros.
As candidaturas estarão abertas até dia 09 de Novembro e os interessado poderão aceder aos links (https://www.futuroscriativos.org/procultura/)
O Procultura é um projecto do Programa PALOP-TL UE, financiado pela União Europeia, co financiado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Dans la même catégorie