MAP Au moins 16 migrants meurent dans un naufrage au large de Djibouti (OIM) ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays

Uganda/Eleitores votam em clima de tensão para escolha de Presidente da República


  14 Janvier      35        Société (45090),

 

Bissau, 14 Jan 21 (ANG) – Dezoito milhões de ugandeses são chamados às urnas, esta quinta-feira, para escolher o novo chefe de Estado do país.

Na corrida eleitoral está o Presidente em exercício Yoweri Museveni, há 35 anos no poder, e o rapper e parlamentar, Bobi Wine, que integra a lista de dez candidatos apresentada pela oposição.

Depois de uma campanha enlutada por dezenas de mortos, os eleitores no Uganda votam, esta quinta-feira, 14 de Janeiro, nas eleições presidenciais, que devem decidir entre o Presidente cessante, Yoweri Museveni, e o seu principal rival, o cantor Bobi Wine, líder da oposição.

A oposição, privada do veterano Kizza Besigye, que decidiu não concorrer depois de quatro derrotas, apresenta dez candidatos, entre eles o músico Bobi Wine.

O rapper de 38 anos tem criticado o regime de Museveni, que acusa de ser um »ditador » que já alterou a Constituição duas vezes para se perpetuar no poder – a última em 2017, quando suprimiu o limite de 75 anos para o cargo de Presidente, para poder candidatar-se novamente este ano.

Em Novembro do ano passado, Bobi Wine foi detido várias vezes enquanto fazia campanha eleitoral, com as autoridades a invocarem as restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19 para proibir grandes ajuntamentos. As detenções do músico provocaram grandes protestos, com a polícia a usar da violência sobre os manifestantes, provocando a morte a 54 pessoas.

Vários jornalistas, críticos do regime e observadores foram igualmente impedidos de trabalhar. O clima de repressão dos últimos tempos fez aumentar os receios sobre a transparência deste escrutínio e levou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, a apelou a eleições “transparentes” e “sem medo de intimidação ou violência”.

Por sua vez, os Estados Unidos decidiram cancelar a missão de observação programada no país, uma vez que o governo negou o credenciamento da maioria de seus observadores.

Na capital, Kampala foi reforçada a presença militar e as ruas estão a ser vigiadas por helicópteros e drones. Há relato de que os muitos habitantes estariam a aglomerar-se nas centrais rodoviárias para chegar às mais de 34 mil assembleias de voto ou a deixar a cidade com medo da escalada de violência.

Dans la même catégorie