AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album

UNTC – CS defende que as acusações na imprensa dos sindicatos filiados são falsas, infundadas e de má fé


  13 Octobre      47        Société (45059),

 

Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), reagiu hoje às denúncias feitas esta segunda-feira, pelos sindicatos filiados representados pelo presidente do Siscap, defendendo que são falsas infundadas e de má fé.
Os sindicatos filiados na UNTC-CS denunciaram esta segunda-feira, 12, que a central sindical procedeu ao aumento arbitrário de quotas de filiação e violação dos estatutos, admitindo que as quotas foram até quadruplicadas o valor em alguns casos, o que consideram der “um absurdo”.
Em conferência de imprensa esta terça-feira, na Cidade da Praia, para fazer uso do direito de resposta em representação da UNTC-CS, a coordenadora do departamento da administração e finanças, Margarida Monteiro explicou que, o que aconteceu na realidade é atualização de quotas de filiação e não uma decisão da secretária geral.
“A comissão permanente, órgão de gestão devidamente mandatada pelo secretário nacional deliberou pela atualização de quotas de filiação e não é uma decisão da secretária geral”.
Entretanto, garantiu que o departamento da administração e finanças da UNTC-CS tem solicitado os sindicatos a enviarem os relatórios de actividades e contas de modo a se proceder à correcta atualização dos 10% de quotas, mas nunca o fizeram, razão por que recorreram a uma estimativa e duplicaram as quotas, salientando que o único sindicato que enviou relatório foi o da ilha de Santo Antão.
A responsável admitiu ainda que o Sindicato da Indústria, Serviços Comércio, Agricultura e Pesca (Siscap), diminuiu, de forma unilateral, desde 2014 a quota de filiação que pagava à UNTC-CS de 10 mil escudos para 7 mil escudos.
Segundo Margarida Monteiro, este valor nem sequer chega a 2% do valor que o Siscap arrecada, razão por que questionou se “será que Siscap desde 2014 tem arrecadado apenas 75 mil escudos mensais? Porque será que o Siscap nunca apresentou as contas à UNTC-CS? Realçou ainda.
Para a representante da Central Sindical, nem o Siscap e nem os outros sindicatos mencionados ontem (segunda-feira) pelo porta-voz Eliseu Tavares, têm “moral de questionar a deliberação do V Congresso, que desde 2005 estipulou em 10% a quota de filiação e que foi reforçada em 2016 no VII Congresso, no artigo 57º dos estatutos”.
“Desafiamos, pois, não só ao Siscap como aos outros sindicatos a irem urgentemente às barras dos tribunais contra a UNTC-CS, porque só assim prestarão contas à UNTC-CS”, asseverou Margarida Monteiro.
De entre outros incumprimentos dos sindicatos, a responsável mencionou também o sindicato da ilha do Sal, referindo que o mesmo “unilateralmente diminui as quotas que pagava de 34 mil escudos para 15 mil escudos sem justificação e à margem dessa diminuição constrói a sua sede de dois pisos”.

Dans la même catégorie