AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Vice-PM discute com novo administrador do BAD a necessidade de um escritório em Cabo Verde


  21 Septembre      69        COOpération (783), Finance (1497),

 

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – O Vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, esteve reunido terça-feira, na Praia, com o novo administrador do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para Cabo Verde, DésiréGuedon, para uma discussão sobre o futuro das relações entre Cabo Verde e o BAD.
De entre os assuntos abordados, Olavo Correia destacou a necessidade de se abrir um escritório do BAD em Cabo Verde, aliás, um assunto que também o Governo discutiu com o presidente do Banco, AkinwumiAdesina, na sua recente visita ao arquipélago.
“Quero realçar, desde logo, a necessidade de termos em Cabo Verde um escritório BAD que possa representar o banco e facilitar toda a tramitação dos projectos, discutir mais de perto com as instâncias e instituições cabo-verdianas”, disse.
O também ministro das Finanças considera que este acto será importante não só para a visibilidade do banco, mas também na aceleração de toda a tramitação a nível dos projectos em Cabo Verde que são financiados através dos recursos do banco africano.
“O BAD é a principal instituição financeira em Cabo Verde em termos de projectos, é o nosso banco. Tem escritório em todos os países africanos, tem de ter escritório em Cabo Verde. Cabo Verde é um país importante de África. Se tem em outros países tem de ter em Cabo verde”, disse, indicando que o Governo está disponível para colocar os recursos necessários para a concretização desse acto o tão cedo quanto possível.
O momento foi igualmente aproveitado para o Governo discutir com o novo administrador para Cabo Verde outros projectos, nomeadamente a criação de um banco de investimentos para jovens.
“Nós queremos que Cabo Verde seja um caso piloto, no quadro daquilo que o BAD está a fazer, por forma que tenhamos instituições, mecanismos para permitir que jovens cabo-verdianos que têm projectos, têm talentos que querem concretizar os seus sonhos possam ter os instrumentos, os mecanismos para irem avante e para e concretizar os seus sonhos”, salientou.
A economia digital e governação digital, agricultura e o agro-business, a integração regional e a questão da conectividade foram outros assuntos que dominaram este primeiro encontro entre o Vice-primeiro-ministro e o novo administrador do BAD para Cabo Verde.
Olavo Correia salientou que, para além do financiamento, Cabo Verde quer do BAD o suporte técnico e um trabalho conjunto para servir a África e Cabo Verde.
DesiréGuedon declarou-se impressionado com a evolução dos projectos e prometeu todo o seu engajamento do seu banco para ajudar na concretização dos projectos já iniciados e outros já identificados, para o financiamento, no quadro da estratégia de desenvolvimento do país.
DériséGuedon representa, para além de Cabo Verde, o Benin, Burkina Faso, Comeres, Gabão, Mali, Níger e Senegal.

Dans la même catégorie