MAP La ministre libérienne des AE salue le rôle pionnier de Sa Majesté le Roi en Afrique (Communiqué conjoint) MAP Le Maroc et le Libéria réaffirment leur volonté de renforcer davantage leur coopération bilatérale (Communiqué conjoint) ANG Política/Dirigentes inconformados do PRS afirmam que vão realizar Congresso Extraordinário dentro de 60 dias ANG Diáspora/Secretaria de Estado das Comunidades abre uma “Linha de Apoio” às vítimas de violação dos Direitos Humanos na Tunísia e Líbia ANG Transporte Marítimo/ONG AIRHOMAR acusa Instituto Marítimo Portuário de afundar o sector AIP Le FEMUA 16 axé sur « la santé mentale des jeunes » se tiendra à Abidjan et à Ferkessédougou AIP L’ARTCI promet d’assurer des services de télécommunications conformes aux standards internationaux à l’horizon 2026 AIP Forum parlementaire mondial : Kandia Camara réitère la volonté du Sénat à offrir un avenir meilleur à tous les ivoiriens AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle de 2025 et la visite du Premier ministre à Accra occupent la majorité des unes ce jeudi 18 avril MAP Le Libéria réaffirme son soutien à l’intégrité territoriale et à la souveraineté du Maroc sur l’ensemble de son territoire, y compris le Sahara marocain (Communiqué conjoint)

Vice-PM pede maior “comprometimento” aos cabo-verdianos e “atitudes alinhadas” com as exigências


  2 Mars      23        Economie (20922),

 

Cidade da Praia, 02 Mar (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, pediu este sábado aos cabo-verdianos que “alinhem as suas atitudes” com as suas exigências e sejam mais “comprometidos” com as suas obrigações e responsabilidades.
Olavo Correia, que falava na qualidade de conferencista, durante o III Congresso da Espiritualidade Franciscana em Cabo Verde, a decorrer na Cidade da Praia, salientou a necessidade de todos, desde as lideranças, passando pelos funcionários terem uma atitude pró-desenvolvimento.
O governante falou particularmente do pagamento dos impostos, sublinhando que os cabo-verdianos não pagam impostos voluntariamente e que só o fazem quando são obrigados a tal.
“Imaginem um país em que todos nós exigimos estradas, portos, aeroportos, formação, saúde e protecção e as pessoas não pagam impostos voluntariamente e fogem para não pagar. Eu não conheço nenhum país do mundo desenvolvido em que as pessoas não trabalham muito e não pagam impostos”, disse, indicando que Cabo Verde é um dos países com maiores níveis de falta ao trabalho.
Por isso mesmo, disse que os cabo-verdianos têm de optar se querem um país desenvolvido ou se querem um país com pobreza.
“Temos 170 mil cabo-verdianos que vivem na pobreza, 50 mil a viver na pobreza extrema e não podemos continuar com os mesmos ritmos, pensando que nos próximos tempos vamos vencer esse desafio”, frisou, salientando a necessidade uma mudança de atitude, de comportamento e do comprometimento com desenvolvimento Cabo Verde.
Para além do pagamento dos impostos, Olavo Correia quer que os cabo-verdianos sejam mais cumpridores dos prazos, das obrigações e responsabilidades no trabalho, nas famílias e para com os terceiros e que se “destaquem mais e celebrem mais o sucesso e os esforços dos outros”.
A questão da transparência na gestão, com prestações de contas e disseminação de informações, foi outro aspecto realçado pelo vice-primeiro-ministro, salientando que a empresa não é uma propriedade privada que tem de ser gerida de acordo com a vontade do dono.
“Temos de mudar de atitude também na gestão do sector privado”, recomendou, sustentando que a liderança não só a politica, mas também a liderança empresarial, religiosa e nível das ONG é fundamental para o desenvolvimento do país.
“É o sistema de liderança que tem de mudar de discurso e narrativa pró-desenvolvimento. Para além dos partidos políticos, está o país, para além do curto prazo está um país que tem de ser visto a médio e longo prazos. Nós que somos líderes políticos e empresariais temos de estabelecer um compromisso com o médio e longo prazos desse país para que as reformas possam ter centralidade, perenidade e possam produzir efeitos”, sustentou.
Olavo Correia discorreu sobre o tema “a radiografia da situação económica actual em Cabo Verde” e teve como companheiro de painel o economista Avelino Bonifácio que fez “a radiografia da situação económica actual no mundo”.
O congresso tem como tema “Economia de Francisco” alinhado com as mensagens que o Papa tem estado a transmitir aos cristãos de todo o mundo e tem e prossegue neste domingo.
MJB/JMV

Dans la même catégorie