APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert)

VIH-SIDA/Secretariado Nacional capacita operadores turísticos em matéria de prevenção da doença


  27 Septembre      38        Santé (15315),

 

Bissau,27 Set 21(ANG) – O Secretariado Nacional de Luta contra a Sida(SNLS), iniciou hoje uma acção de capacitação dos operadores turísticos da Guiné-Bissau em matéria de prevenção do VIH-SIDA aos seus utentes.

Em declarações à imprensa, a secretária executiva do Secretariado Nacional de Luta contra Sida, Fatoumata Diaraye Djaló disse que a formação terá a duração de quatro dias e que aos participantes serão facultadas diferentes abordagens de contaminação do VIH-SIDA.

 “Acreditamos que, se os operadores turísticos adquirissem os conhecimentos nessa matéria estarão mais preparados para abordar e até ajudar a defender os direitos de uma camada da população que não é acessível na nossa sociedade de forma a eliminarmos os tabus, preconceitos e estigmatização relacionados a doença”, explicou.

Perguntado     qual é a taxa actual de prevalência  da VIH-Sida no país, aquela responsável disse acreditar que, com o aparecimento  da pandemia de covid-19,  registou-se o aumento de novas infeções, pelo que há necessidade de se fazer novos estudos,tendo em conta que o último foi feito em 2007.

Fatoumata Djalo acrescentou que as estimativas actuais apontam pela existência de mais de 40 mil infectados.

Disse que, actualmente, o país conta com cerca de 18 mil pessoas seropositivas na fila de tratamento, acrescentando que o número é muito insignificante, se se tiver em conta de que existem  mais de 40 mil infectadas.

 “Ninguém é imune e cada qual deve passar pelo menos duas vezes por ano para fazer testes, para conhecer o seu estado serológico e se não estiver infectado que continue a prevenir-se sempre”, disse.

Por sua vez, o secretário-geral da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau (Asopts-GB), sublinhou que a formação será muito útil para os seus associados, frisando que a Sida é um flagelo que durante muitos anos, esteve presente no país, infelizmente um dos países com maior índice de prevalência no mundo.

Orlando da Costa Pinto disse que a Sida é uma das doenças mais ou menos controlada, urge combatê-lamais depressa possível, e por isso deve-se conhecer os métodos e actitudes a tomar.

Durante os quatro dias de formação os partcipantes vão debater  temas como: “Conceitos de VIH-Sida, da Hepatite B, as formas de prevenção e de contaminação”.

 

Dans la même catégorie