MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Visita de Estado de João Lourenço a São Vicente inaugura Presidência na ilha


  15 Mars      54        Politique (25163),

 

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – A ilha de São Vicente recebe hoje a segunda etapa da visita do chefe de Estado de Angola, no quadro da descentralização que o Presidente da República, José Maria Neves, propõe realizar ao longo do seu mandato.
De acordo com uma nota da Presidência da República, que se refere “na primeira visita de Estado de um PR estrangeiro à ilha”, a mesma irá “inaugurar a Presidência na Ilha”.
A mesma fonte indica ainda que, tanto a visita de João Lourenço, como o resto do programa desta Presidência na ilha, de 15 a 21 de Março, colocam a tónica no potencial económico de Cabo Verde para o desenvolvimento da Economia Azul, a partir da Ilha de São Vicente.
Neste quadro, prossegue, os dois presidentes visitarão vários pontos de interesse, seja na indústria ligada ao mar, como a empresa Frescomar, ou a investigação, como é o caso da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e ainda uma visita à Estação de Produção de Água Dessalinizada (Electra Norte).
No plano cultural, a nota de presidência destaca uma visita ao Centro Cultural do Mindelo, onde os dois presidentes testemunharão a inauguração de uma exposição.
E, à semelhança da Cidade da Praia, também a autarquia local irá agraciar o Presidente de Angola com as chaves da cidade do Mindelo.
Outro “facto inusitado”, de acordo com a mesma fonte, será o Presidente José Maria Neves a receber, no Palácio do Povo, as cartas credenciais de sete embaixadores acreditados em Cabo Verde e não residentes, na quinta-feira, 17, e na sexta-feira, 18.
Aliás, lê-se na nota que a visita dos dois chefes de Estado marca a reinauguração do Palácio do Povo enquanto sede da Presidência da República na ilha de São Vicente.
A infra-estrutura encontra-se em obras de reabilitação, com a primeira fase já em conclusão.
Ainda durante a sua estada em São Vicente, José Maria Neves receberá em audiência personalidades políticas e da sociedade civil, assim como cidadãos anónimos, e manterá um encontro com desportistas náuticos, com a juventude local e ONG ambientais, entre outros pontos de uma vasta agenda para esses dias na segunda ilha mais ao norte do País.
A visita de João Lourenço visa retribuir a visita de Estado que José Maria Neves efectuou a Angola, em Janeiro último, e vem contribuir para “elevar as excelentes relações” existentes e autenticar a parceria estratégica entre os dois países.
Na segunda-feira, na cidade da Praia, foi rubricado um memorando de cooperação entre os transportes aéreos de Cabo Verde, S.A, (TACV) e a TAAG, Linhas Aéreas de Angola e um memorando de cooperação técnica entre a Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC).

Dans la même catégorie