APS POUTINE SUR LE SOMMET RUSSIE-AFRIQUE DE SOTCHI : ’’J’ESPÈRE QUE CE SERA LE POINT DE DÉPART D’UN PARTENARIAT ÉQUITABLE’’ APS LE PONT DE TOUBA ZAM-ZAM REMIS À NEUF POUR LA RELANCE DU TRAFIC DAKAR-BAMAKO PAR LE RAIL APS SEMAINE DU CINÉMA SÉNÉGALAIS À LA HAVANE DU 23 AU 28 OCTOBRE PROCHAIN APS LA CONFEJES RÉFLÉCHIT À LA PROMOTION DE LA PRATIQUE SPORTIVE CHEZ LES FEMMES AGP Koubia/Sécurité : Le commandant du bataillon de Mali en tournée dans les postes frontaliers AGP Nzérékoré-Banditisme : Arrestation de deux présumés voleurs de motos AGP Guinée/Pêches : 60 barques en fibre de verre pour les pêcheurs artisanaux de koba Taboriah APS RÉFORMES ET POLITIQUES UEMOA : LE SÉNÉGAL ATTEINT UN TAUX D’APPLICATION DE 76% EN 2018 GNA Government to employ over 7,000 non-teaching staff GNA Committee to handle labour-related issues inaugurated

Conselho Superior da Defesa Nacional reúne-se para analisar funcionamento das Forças Armadas


  18 Septembre      10        Militaire (224),

   

Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – O Conselho de Superior da Defesa Nacional vai estar reunido na quinta-feira, 19, sob a presidência da Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que por inerência de funções é o comandante supremo das Forças Armadas.
A informação foi avançada pelo chefe do Estado-maior das Forças Armadas (CEMFA), Anildo Morais, que hoje manteve um encontro com o chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, para tratar dos preparativos do encontro que analisará a questão do funcionamento das Forças Armadas (FA) e outros aspectos da segurança do país.
“Pensamos que tudo está aposto para que o encontro decorra sem sobressaltos”, disse Anildo Morais, adiantando que durante o encontro irá falar do funcionamento, da visão e dos objectivos estratégicos da instituição militar cabo-verdiana.
Adiantou que as FA estão bem desde a parte organizacional, passando pelas estado moral e a motivação dos militares, tudo advenientes das condições, que segundo indicou, estão ser criadas na instituição.
“Estamos falar do estatuto dos militares que o Governo já tem autorização legislativa e pensamos, a breve trecho, ter o estatuto dos militares pronto. É um documento que teve a participação activa de todos os militares com contributos muito valiosos e acreditamos que será um documento em que todos os militares se sintam parte e que irá de certa forma melhorar a vida de todos os militares”, disse.
Incrementar a capacidade operacional, melhorar as condições de vida nos quartéis, ter uma presença activa e efectiva na nossa zona económica exclusiva, protegendo os recursos do país, principalmente no que diz respeito a pesca ilegal e não declara são os objectivos as FA tem para os próximos tempos.
Durante o encontro será igualmente feita uma apresentação do director nacional da Policia Nacional sobre aspectos de segurança do país. A reunião servirá também para aprovação do regimento do Conselho Superior da Defesa Nacional.
O Conselho Superior de Defesa Nacional é o órgão específico de consulta para os assuntos relativos à defesa nacional e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas e é presidido pelo Presidente da República, enquanto comandante supremo das forças armadas.
Fazem parte desse órgão o primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e ministro da Defesa, o ministro da Administração Interna, o ministro das Finanças, a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, o chefe do Estado-maior das Forças Armadas, dois deputados da bancada parlamentar do MpD (poder) e um deputado da bancada do PAICV (oposição).
MJB/AA

Dans la même catégorie