AGP Boké/Éducation : Bientôt 2 écoles primaires pour la commune rurale de Kolaboui AGP Guinée/Manifestations : Condamnation par l’État-major des armées de l’attaque des PA (communiqué) AGP Guinée/Manifestations : Des installations de l’Armée (PA) saccagées et incendiées. AGP Gabon/National-Foot 1 : début des barrages le 26 octobre prochain ANGOP World Bank grants USD 110 million for health sector ANGOP Economy generates over 161,000 jobs GNA Employ technology to make African airports world-class-President GNA Give priority to NABCO trainees on permanent employment basis GNA GNA’s ‘efficacy’ must not be downplayed – Nana Apau Duah GNA “Calibration of medical equipment critical to human health” – GSA

Basquetebol/Mundial2019: Angola falha qualificação directa aos Jogos Olímpicos


  8 Septembre      1        Sport (2563),

   

Luanda, 08 de Setembro (ANGOP) – Ao perder neste domingo com a Tunísia, por 84-86, para as classificativas do Campeonato do Mundo, que decorre na China, a selecção nacional de basquetebol falhou a qualificação directa aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2020.

Após uma primeira parte menos conseguida, onde perdeu por 37-52, o combinado nacional iniciou em seguida uma recuperação impedindo o adversário de marcar qualquer ponto nos cinco primeiros minutos do terceiro quarto (10-0), mas foi na etapa final que fez por merecer a vitória não conseguida.

A jogar contra atletas de maior altura e melhor porte físico e sob liderança do luso Mário Palma, conhecedor profundo do basquetebol angolano, ainda assim os campeões africanos igualaram pela primeira vez a partida em 67-67, sendo que a partir daí registou-se alternância no marcador.

A ponta final foi tão equilibrada que o combinado nacional passou à frente pela primeira vez 72-71, mas uma desatenção defensiva permitiu que os tunisinos voltassem a liderar o marcador.

 

Quando faltavam 42 segundos para o fim da partida, com o resultado em 82-83 favoráveis aos árabes, Carlos Morais falhou o ataque decisivo. Angola ainda marcou dois pontos, mais um triplo do oponente fixou o resultado em 84-86, ou seja, em dois pontos de diferença.

Com esta derrota, a quarta na competição, Angola depende de terceiros para saber se disputa o pré-olímpico, estando definitivamente gorada a possibilidade de apuramento directo aos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020.

A Nigéria, que joga igualmente hoje com a China, e o Senegal, segunda-feira com a Jordânia, são as selecções africanas em boa posição para disputarem o próximo torneio de qualificação aos jogos de Tóquio, no qual estarão também representantes da Europa, Ásia, América e Oceânia que não conseguirem acesso directo.

Neste Campeonato do Mundo Angola perdeu com a Sérvia (59-105) com a Itália (61-92), com o Irão (62-71) e neste domingo voltou a ser derrotada pela Tunísia (84-86). O único triunfo foi contra as Filipinas (86-84).

Dans la même catégorie