AIP La localité d’Agboville bientôt en chantier avec la réalisation de plusieurs infrastructures routières AIP Le DR de la Construction déplore le non-respect du plan directeur d’urbanisme de la ville d’Agboville MAP Togo : prorogation de l’état d’urgence jusqu’au 16 août ANGOP PR felicita EUA pelo aniversário de independência ANGOP Covid-19: Angola regista um óbito e 18 novos casos positivos APS KAFFRINE : LA COJER OFFRE 102 POCHES DE SANG À L’HÔPITAL RÉGIONAL APS ORGANISATION DES NAVETANES : AMADOU KANE S’ATTEND À TOUTES LES ÉVENTUALITÉS MAP Les autorités marocaines sont « toujours en attente » de la réponse d’Amnesty international à la lettre du Chef du Gouvernement AGP Kissidougou/Covid-19 : Des kits sanitaires et draps de lit à l’orphelinat ‘’Lymania’’. AGP Mamou-covid-19: Cinq(05) responsables de bars et boites de nuit interpellés

Comité Olímpico Internacional vai comparticipar na construção da sede do COC


  12 Novembre      2        Photos (3522), Sport (3478),

   

Cidade da Praia, 12 Nov (Inforpress) – O presidente do Comité Olímpico Internacional encerrou a sua vista às autoridades cabo-verdianas com audiência ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, com a promessa de comparticipar na construção da sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano.
Thomas Bach disse que o organismo máximo do desporto mundial se regozijou pelo facto da autarquia da capital ter já disponibilizado um lote de terreno ao Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) para a construção da sua sede, pelo que firmou o compromisso em apoiar financeiramente Cabo Verde nesta construção.
O líder do COI agradeceu tanto ao Governo, como ao chefe de Estado pelo sucesso na realização no país dos I Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, ao mesmo tempo que manifestou a sua alegria pela parceria existente entre o Governo e o COC, na promoção do desporto e dos valores olímpicos.
A visita do presidente do COI a Cabo Verde é vista pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, como a demonstração do reconhecimento ao trabalho que os diferentes actores têm estado a fazer na promoção do desporto, em prol da cultura da paz, alinhado com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Considerou, igualmente o ministro, que esta visita vai reforçar as relações entre o governo cabo-verdiano e o Comité Olímpico Internacional, “naquilo que o desporto tem de mais nobre, que é a transmissão de valores”, afiançando que, através do desporto, torna-se possível alcançar mais rapidamente a paz e a inclusão social.
Já a presidente do COC, Filomena Fortes, enalteceu a importância desta visita do dirigente máximo do COI e explicou que a organização que dirige vai posteriormente, apresentar o orçamento e o projecto para a construção da sede em Cabo Verde ao COI para receber os apoios prometidos.
Nesta sua visita de 24 horas a Cabo Verde, Thomas Bach e a sua delegação encontraram-se, igualmente, com o autarca da capital, Óscar Santos, depois de se reunir com a delegação do COC.
O COI galardoou esta tarde o Comité Olímpico Cabo-verdiano com o troféu dos “Valores Olímpicos”, instituição que foi presenteada com o “Certificado de Reconhecimento”, em recompensação pela sua adesão ao movimento olímpico, em 1993.
SR/CP

Dans la même catégorie