APS SAINT-LOUIS : DES PARCELLES ATTRIBUÉES À DES SYNDICATS D’ENSEIGNANTS APS SAINT-LOUIS : DES PARCELLES ATTRIBUÉES À DES SYNDICATS D’ENSEIGNANTS GNA Kwahu Easter Marathon reduced 21 Kilometres GNA Winner of Kwahu Easter Marathon to pocket GHC 10,000 GNA Third edition of Kwahu Easter Marathon launched GNA Olympic hopeful Wahid out of qualifiers GNA NAB launches on line credential evaluation management system GNA Media urged to fact-check information to maintain public trust GNA Ghana to host African Youth Academy on Climate Change GNA FDA trains water producers on production and regulatory requirements

Profissionais de educação participam num seminário especializado em “Literatura e Pedagogia infanto-juvenil”


  27 Janvier      3        Society (13139),

   

Praia, 27 Jan (Inforpress) – Cerca de 30 professores universitários e profissionais de educação participam hoje, na cidade da Praia, num seminário especializado em “Literatura e Pedagogia infanto-juvenil”, no âmbito do projecto PROCULTURA nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.
Segundo um comunicado de imprensa enviado à Inforpress, este seminário de 16 horas, que terá lugar na Faculdade de Educação e Desporto (FaED), em Achada de Santo António, será ministrado pelo mestre em pedagogia para o desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa e escritor, Miguel Gullander.
Neste seminário irão participar cerca de 30 professores universitários e profissionais de educação que, de acordo com a organização, têm um “elevado conhecimento e experiência” em Literatura Infanto-juvenil.
O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Educação, da Uni-CV/FaED, da embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, e da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa.
A mesma nota dá conta que até Abril deste ano, a PROCULTURA vai ainda apoiar a realização de mais dois cursos de “Literatura Infanto-Juvenil”, na cidade da Praia e na cidade do Mindelo.
Ainda, a nível dos PALOP-TL, informou, este programa pretende formar pelo menos 480 educadores de infância e professores do ensino básico na utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem, para estímulo da leitura em idade precoce e criação de novos leitores.
PROCULTURA é uma acção do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, IP e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Tem por objectivo contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, com um orçamento de 19 milhões de euros até 2023.
Esta acção é enquadrada pelos princípios do Consenso Europeu em matéria de desenvolvimento (O Nosso Mundo, a Nossa Dignidade, o Nosso Futuro), nomeadamente, pelo reconhecimento de que a cultura favorece “a inclusão social, a liberdade de expressão, a formação da identidade, o empoderamento civil e a prevenção de conflitos” e pela intenção da União Europeia e dos seus Estados membros de fomentar a economia e as políticas culturais quando estas contribuam para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Dans la même catégorie