MAP Bulletin de l’écologie de l’Afrique MAP Revue de la presse quotidienne internationale africaine (RPQI-Afrique) MAP Bulletin écologique de l’Afrique australe ATOP COVID-19 : « UNE FORTE CONCENTRATION DE CAS POSITIFS DANS DES QUARTIERS DU GRAND LOME CES DERNIERS JOURS » ATOP VERS UNE TRANSITION AGROECOLOGIQUE : DES ACTEURS IMPLIQUES EN CONCERTATION A LOME ATOP ASSEMBLÉE NATIONALE : LES DÉPUTÉS ONT RENDU HOMMAGE A FEU OUATTARA FAMBARE NATCHABA ATOP PRIMATURE : PLUSIEURS PERSONNALITÉS CHEZ LE PREMIER MINISTRE AIP Présidentielle 2020: Les locaux de la CEI saccagés à N’zecresessou AIP Présidentielle 2020 : Abdourahmane Cissé appelle les populations de Port-Bouët à retirer les cartes d’électeurs AIP Présidentielle 2020: La CRDP appelle les populations de M’Bahiakro à préserver la paix

Apoio institucional/Governo doa viaturas à Televisão e Polícia Judiciária


  21 Mai      1        Editor's choice (1582), Politics (11020),

   

Bissau, 21 Maio 20 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau doou hoje duas viaturas  todo terreno a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) duas à Polícia Judiciaria(PJ) para reforçar a capacidade das duas instituições em termos funcionais.
Falando no acto da entrega das referidas viaturas, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, encorajou o Ministério das Finanças por mais um sinal de boa utilização dos bens públicos, frisando que a entrega das quatro viaturas a estas duas instituições é a prova disso.
Mamadú Serifo Jaquite disse que as necessidades são vastas, salientando  que os seus adversários políticos fazem entender que o governo actual não está interessado no combate às práticas ilícitas e o acto de hoje é uma prova evidente de que aquelas afirmações não são verdadeiras.
“Por isso, digo a Directora da PJ que já tem um instrumento de trabalho que vai facilitar nas suas necessidades. Essa doação não são suficientes, mas esperamos que minimize o vosso trabalho e esperamos  resultados no vosso trabalho de combate a  tudo que é ilícito, não apenas a droga, mas também à outros males”,disse.
Jaquite disse que herdaram uma Televisão Nacional  praticamente sem mobilidade e que quando haver uma saída era preciso procurar outros meios para a fazer, e no momento em que o país está perante a pandemia de Covid-19, em que é necessário sensibilizar a população, a nível nacional, sobre o perigo da doença.
“Por isso, era preciso meios de trabalho e  esforço do Ministério das Finanças para entregar as duas viaturas à TGB. Vão possibilitar alguma facilidade nos seus trabalhos, e para o efeito lanço apelo para o  bom uso das viaturas”, referiu.
Por seu Turno, o Director interino da TGB, Amadu Jamanca disse que a sua instituição, tendo em conta o seu trabalho, deve funcionar em pleno, e que, com a entrega destas duas viaturas, a mobilidade, funcionamento e a recolha de informação  da TGB vão passar a ser mais eficazes.
A Director-geral da Polícia Judiciaria, Teresa da Silva disse que, há sensivelmente um mês, no encontro com o Presidente da República foi mostrado de que a instituição se  depara com  falta de meios  para desempenhar as suas funções, cabalmente.
“No referido encontro pedimos ao chefe de Estado para usar a sua influência junto do Governo para colocar os meios necessários, com a máxima urgência possível, à disposição da PJ, porque temos a ambição de alargar as nossas actividades à todo território nacional”, explicou.
Afirmou que neste momento a PJ está limitado apenas à capital Bissau onde se faz  um conjunto de operações e depois se desloca para as diferentes regiões do país, o que cria muitas dificuldades.
Disse que,  com a entregue das duas viaturas, a PJ vai suprir essas dificuldades.

Dans la même catégorie