GNA Two KNUST SHS teachers sanctioned over student’s death APS POLICE : 2.630 INDIVIDUS INTERPELLÉS EN JUIN POUR DIVERSES INFRACTIONS APS COUPES INTERCLUBS : LA FSF ALLOUE 40 MILLIONS FCFA AUX REPRÉSENTANTS SÉNÉGALAIS MAP Réseau Afrique des maisons de la francophonie: Driss Guerraoui nommé président ANP Niger : L’OOAS offre un chèque de 5 millions de FCFA au CHR poudrière de Niamey ANP Près de 60 milliards de FCFA de la BM en appui au projet villages intelligents au Niger GNA African Union launches CDC Consortium for COVOD-19 vaccine clinical trials GNA Regional Minister grateful to COVID-19 donors AIP Décès d’Amadou Gon Coulibaly : Les condoléances du Président du Sénat AIP Les agents de l’AIP revisitent les fondamentaux de la profession

Apoio institucional/Governo doa viaturas à Televisão e Polícia Judiciária


  21 Mai      0        Editor's choice (1276), Politics (8538),

   

Bissau, 21 Maio 20 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau doou hoje duas viaturas  todo terreno a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) duas à Polícia Judiciaria(PJ) para reforçar a capacidade das duas instituições em termos funcionais.
Falando no acto da entrega das referidas viaturas, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, encorajou o Ministério das Finanças por mais um sinal de boa utilização dos bens públicos, frisando que a entrega das quatro viaturas a estas duas instituições é a prova disso.
Mamadú Serifo Jaquite disse que as necessidades são vastas, salientando  que os seus adversários políticos fazem entender que o governo actual não está interessado no combate às práticas ilícitas e o acto de hoje é uma prova evidente de que aquelas afirmações não são verdadeiras.
“Por isso, digo a Directora da PJ que já tem um instrumento de trabalho que vai facilitar nas suas necessidades. Essa doação não são suficientes, mas esperamos que minimize o vosso trabalho e esperamos  resultados no vosso trabalho de combate a  tudo que é ilícito, não apenas a droga, mas também à outros males”,disse.
Jaquite disse que herdaram uma Televisão Nacional  praticamente sem mobilidade e que quando haver uma saída era preciso procurar outros meios para a fazer, e no momento em que o país está perante a pandemia de Covid-19, em que é necessário sensibilizar a população, a nível nacional, sobre o perigo da doença.
“Por isso, era preciso meios de trabalho e  esforço do Ministério das Finanças para entregar as duas viaturas à TGB. Vão possibilitar alguma facilidade nos seus trabalhos, e para o efeito lanço apelo para o  bom uso das viaturas”, referiu.
Por seu Turno, o Director interino da TGB, Amadu Jamanca disse que a sua instituição, tendo em conta o seu trabalho, deve funcionar em pleno, e que, com a entrega destas duas viaturas, a mobilidade, funcionamento e a recolha de informação  da TGB vão passar a ser mais eficazes.
A Director-geral da Polícia Judiciaria, Teresa da Silva disse que, há sensivelmente um mês, no encontro com o Presidente da República foi mostrado de que a instituição se  depara com  falta de meios  para desempenhar as suas funções, cabalmente.
“No referido encontro pedimos ao chefe de Estado para usar a sua influência junto do Governo para colocar os meios necessários, com a máxima urgência possível, à disposição da PJ, porque temos a ambição de alargar as nossas actividades à todo território nacional”, explicou.
Afirmou que neste momento a PJ está limitado apenas à capital Bissau onde se faz  um conjunto de operações e depois se desloca para as diferentes regiões do país, o que cria muitas dificuldades.
Disse que,  com a entregue das duas viaturas, a PJ vai suprir essas dificuldades.

Dans la même catégorie