AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Présidentielle 2020 : arrivée à Abidjan des observateurs électoraux de la CEDEAO ATOP CONSEIL DES MINISTRES : PLUSIEURS SUJETS ONT ETE ABORDES ATOP LUTTE CONTRE LA CORRUPTION: LA HAPLUCIA ELABORE SON PLAN DE COMMUNICATION AGP Gabon/Rentrée administrative 2020-2021 : Tout y est dans l’ensemble AGP Le Gabon réaffirme son soutien à la Marocanité du Sahara AGP Gabon : Vers l’adoption au Sénat du projet de texte de l’Agence nationale de vérification et d’audit APS KAFFRINE : 10 % DES PARCELLES DE MIL IMPACTÉES PAR L’HUMIDITÉ (DRDR) GNA ADB receives ISO 27001certification GNA COVID-19: Women most-at-risk populations – ECOWAS Commissioner GNA Journalists urged to arm themselves with knowledge

São Nicolau: Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas inaugura 1ª fase da Casa da Morna na Praia Branca


  20 Août      3        Culture (2),

   

Cidade do Tarrafal, 20 Ago (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente presidiu, esta terça-feira, no âmbito da sua visita à ilha de São Nicolau, à inauguração da Casa da Morna, situada na localidade de Praia Branca, município do Tarrafal.

Em entrevista à Inforpress, Abraão Vicente, disse que com a execução do projecto estão a cumprir o compromisso assumido com a UNESCO e mesmo com a comunidade artística.

“Estamos a criar infra-estruturas culturais que demonstram a preservação e enraizamento da Morna em Cabo Verde, sobretudo nas comunidades, e Praia Branca é um grande exemplo”, salientou.

Para o governante, esta localidade representa uma forte ligação com a morna, sendo a terra de vários músicos e compositores, entre os quais Armando Zeferino Soares, Paulino Vieira e Morgadinho.

“Também estamos a cumprir o nosso compromisso com a comunidade artística, porque criamos uma casa de referência, onde há uma memória descritiva através do projecto museográfico, mas também outras programações”, acrescentou.

A mesma fonte informou ainda que a primeira fase do projecto passou pelo resgate do espaço em ruínas que será agora transformado num local de referência, com simbologia para a população.

A segunda fase do projecto será a implementação do processo de musealização, onde também será criado um centro de investigação sobre a morna.

“O próximo passo será o processo museográfico, cujo financiamento já está garantido no Orçamento de Estado e está estipulado em cerca de 4 milhões de contos”, precisou o ministro.

Também em declarações à Inforpress no acto de inauguração, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Freitas, considerou que o projecto irá dar uma dinâmica diferente à localidade, com interferência directa na economia local.

“O projecto tem grande importância para o município, sendo que irá contar a história da morna e servir como fonte de pesquisa para várias pessoas”, acrescentou.

A Casa da Morna, projecto da autarquia e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas é situado no espaço onde viveu Armando Zeferino Soares, autor da Morna Sodade.

Dans la même catégorie