AIP Le PASRES renforce les capacités des doctorants en rédaction de projets de recherche AIP Un appui institutionnel recommandé pour la réussite des missions de l’ARTI AIP Un appui institutionnel recommandé pour la réussite des missions de l’ARTI AIP Le ministre Esmel Essis présente le dispositif de promotion de l’entrepreneuriat de la Côte d’Ivoire AIP Le ministre Esmel Essis présente le dispositif de promotion de l’entrepreneuriat de la Côte d’Ivoire AIP Des femmes initient une journée de réconciliation à Lakota AIP Des femmes initient une journée de réconciliation à Lakota AIP Les responsables de l’éducation apportent leur assistance aux mineures séquestrées à Grand-Lahou AIP Les responsables de l’éducation apportent leur assistance aux mineures séquestrées à Grand-Lahou GNA NPP youth group congratulates Deputy Attorney General-designate

Parlamento: Governo prevê “novo ciclo” para Cabo Verde no período 2021-2026


  25 Février      6        Politics (14617),

   

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse que os cabo-verdianos podem contar com um “novo ciclo” para o país, no período 2021-2026, com saída da covid-19, retoma da economia e investimentos que promovam crescimento e emprego.
Ulisses Correia e Silva fez esta intervenção quarta-feira no seu discurso final do debate parlamentar desta tarde, apontando um “caminho seguro” para Cabo Verde neste percurso estipulado.
“Os cabo-verdianos podem contar com um caminho seguro para o próximo ciclo, 2021-2026, saída da covid-19, com um papel determinante da vacina, pois estamos a fazer tudo para que a vacinação aconteça e cubra uma percentagem alargada da população”, assinalou.
Conforme o chefe de Governo, a economia vai voltar a crescer, com aposta na diversificação e na resiliência do país, mais investimentos nos jovens, educação, formação profissional, estágios profissionais e empreendedorismo.
“Hoje temos uma atitude diferente, positiva, e é preciso incutir nos jovens essa atitude, só assim podemos transformar o País”, atestou.
Apontou o emprego prioridade máxima, indicando também que a evolução do arquipélago até 2019 foi muito positiva, no sentido de crescimento, investimento, e criação de emprego, e as tendências demonstram o caminho.
Destacou mais qualidade na saúde, uma área que segundo afiançou teve um desempenho “muito bom”, com serviços de proximidade, tendo referido que o grande desafio é reduzir assimetrias entre ilhas na prestação de serviço de saúde.
“Fizemos uma aposta decisiva na criação de um hospital central que é mais um projecto que estamos em condições de executar, para dotar o País de condições sanitárias de bom nível e reduzir necessidades de evacuação externa”, ressaltou.
O governante falou ainda de mais protecção social e inclusão social, com a necessidade de transformar as dificuldades em oportunidades de pós-pandemia.
Por fim, destacou confiança de investidores e de parceiros externos, apontando que o secretário de Estado do Governo de Joe Biden considerou Cabo Verde um modelo de governação democrática e direitos humanos em África, além do Conselho Europeu ter aprovado o novo acordo de mobilidade “muito mais vantajoso”.
O parlamento discutiu também a proposta de lei que estabelece o regime jurídico de funcionamento e tratamento de dados do Sistema de Informação, Gestão e Transacção de Propriedades.

Dans la même catégorie