GNA NASPA launches 12th annual terminal congress in Takoradi GNA Corruption: Let’s stand for our values – Emile Short GNA Ghana welcomes World Bank’s new education strategy for Western and Central Africa GNA African governments asked to increase funding to overcome learning poverty GNA 56 to participate in Carnegie African Diaspora Fellowship Program GNA 67 BRCs launched to support MSMEs GNA Evelyn Andoh, 63, wins ultimate prize for the Gold in the Oil Awards NAN Super Falcons arrive in Rabat for final preparation ahead of 12th WAFCON LINA Gov’t Makes Gains In Infrastructure, As President Weah Dedicates NAN Bulgaria mulls another sports cooperation with Nigeria, says

Universidades assinam protocolo de adesão à Cátedra Internacional CEU-ElcanoNavio Juan Sebastian Elcano


  7 Avril      26        Innovation (5618),

   

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – As instituições de ensino superior Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e Universidade Jean Piaget (Uni-Piaget) assinaram um protocolo de adesão à Cátedra Internacional CEU-Elcano a bordo do navio-escola da Armada Espanhola “Juan Sebastián Elcano”, no porto da Praia.
O acto contou com a presença da embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, que disse que a assinatura do protocolo integra as comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação.
“Esta cátedra vai fazer distintas actividades em distintos países e Cabo verde, que foi a última escala da circum-navegação de há 500 anos, tem a oportunidade de participar, de fazer investigação conjunta do que foi a primeira circum-navegação do mundo”, frisou.
A embaixadora afirmou ainda que o primeiro acto para comemorar os 500 anos da circum-navegação foi o convite dos estudantes das universidades Uni-CV e Uni-Piaget, para visitar o navio que chegou na quarta-feira, 07, e que hoje haverá uma palestra na biblioteca da Uni-CV sobre a circum-navegação, e, na sexta-feira, 08, a Universidade Jean Piaget será palco de uma palestra.
O porta-voz da Uni-CV, Daniel Medina, disse que para aquela instituição de ensino superior o evento reveste-se de “alguma notoriedade e ênfase”, por se tratar de uma cátedra e, por isso, “quase sempre alicerçadas às universidades”.
“As universidades têm por intuito a investigação e a contestação, que devem estar presentes nas mesmas, quando essas tencionam desenvolver. Nós quando falamos de Cabo Verde, às vezes há algum desconhecimento dos jovens e para os estudantes, por exemplo, já tivemos grandes navegadores, Sebastián Elcano foi um grande navegador, um dos melhores do mundo que esteve na Cidade Velha”, acrescentou.
Segundo Daniel Medina, o conhecimento destas histórias junto dos estudantes “faz todo o sentido”, porque se trata de uma forma de se conhecer e conhecer a sua história e identidade.
Por seu turno, o coordenador da cátedra Elcano na universidade Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, disse que Cabo Verde está no Atlântico e que por isso a investigação relacionada com a história da navegação no Oceano Atlântico “é muito importante” para o País.
“Agora já posso frisar que existem alguns estudos publicados em Espanha no passado que falam muito sobre Cabo Verde e, em primeiro lugar, queremos recuperar aqueles estudos e fazermos conhecer ao público cabo-verdiano, porque são estudos interessantíssimos, mas, infelizmente, completamente esquecidos e desconhecidos em Cabo Verde”, pontuou.
Wlodzimierz Szymaniak disse igualmente que já estão na posse de alguns livros antigos e que pensam em exposições, conferências e edições de livros assimilados.

Dans la même catégorie