- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

CIAM e CECAF reúnem-se na Praia focados em estratégias para defesa dos músicos e criadores na era digital

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – O Conselho Internacional de Autores de Música (CIAM) e o Comité Executivo do Comité Regional Africano da CISAC (CECAF) reúnem-se na Praia para traçar estratégia em vista à defesa dos direitos de autores e músicos nesta era digital.
Trata-se do primeiro encontro entre as duas organizações internacionais para a defesa e protecção dos direitos de autores, e está integrada no âmbito da missão da CIAM e CECAF a Cabo Verde.
Antes da reunião entre as duas organizações, que decorre num dos hotéis da capital, o presidente do CIAM, Eddie Schwartz, em declarações à imprensa, avançou que neste encontro vão traçar estratégias para que os músicos e autores possam ser devidamente compensados, quando as suas músicas e composições são tocadas na rádio, na televisão, ou quando o conteúdo é utilizado no youtube e nas plataformas Streaming, Itunis, Spotify.
Particularmente sobre Cabo Verde, esta figura reconhecida por escrever grandes clássicos, considerou que a música cabo-verdiana tem um “grande poder e são músicas lindas”, por isso, ajuntou, é preciso cobrar quando elas são tocadas no Brasil, em Portugal e Estados Unidos de América e outros países.
Esta manhã, a comitiva foi recebida no salão de banquete do Palácio da Governo, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que enalteceu o facto de o país estar a criar condições através da criação de leis para que as entidades de gestão colectiva e de propriedade intelectual possam fazer o seu trabalho.
AM/FP
Inforpress/Fim