- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Câmara Municipal de São Domingos quer transformar festival de Praia Baixo num produto turístico

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O presidente da comissão organizadora das festividades do Dia do Município de São Domingos quer transformar o festival de música de Praia Baixo num “produto turístico de excelência” e numa “grande referência” a nível nacional.
Emanuel Andrade fez estas declarações em conferência de imprensa no concelho de São Domingos, durante a apresentação do programa de actividades comemorativas do Dia do Município, assinalado a 13 de Março.
Segundo avançou, para comemorar essa data, em que a autarquia este ano comemora 25 anos da sua criação, a câmara promove um leque de actividades descentralizadas no concelho com destaque para as provas de natação em mar aberto e regata, festival de música de Praia Baixo e actividades desportivas.
Este ano, de acordo com este responsável sobem ao palco do festival de música de Praia Baixo no dia 09, grupos e artistas como Bulimundo, Elida Almeida, banda municipal, Fidjus de Codé, Willy Semedo, Dynamo e Elji, um evento realizado em parceria com a empresa Ritmo de Som.
“São Domingos é conhecido como o município de música. A musica é, se calhar, a sua vertente musical mais saliente e Praia Baixo tem todas as condições para a realização do festival de música. Podemos, além disso, apostar na componente gastronómica e fazer assim um casamento entre a música e a gastronomia”, disse adiantando que o evento está orçado em cerca de 2500 contos.
A autarquia pretende realizar também um torneio internacional de veteranos com participação de equipas oriundas de cidades portuguesas geminadas com São Domingos, nomeadamente Baguim de Monte e município de Madalena da região dos Açores, um evento que considerou “inédito” na história do municipalismo cabo-verdiano.
Emanuel Andrade informou, por outro lado, que enquadrado nas festividades do município várias actividades desportivas e culturais vêm sendo realizadas nomeadamente, o torneio de futebol interzona “Taça São Domingos 2019” e um torneio intermunicipal de futsal com participação de equipas de vários municípios de Santiago.
No próximo dia 08 de Março, a edilidade promove feiras de artesanato, plantas ornamentais e de produtos agrícolas, cuja abertura coincidirá com as comemorações do Dia Internacional da Mulher, data que será preenchida com uma palestra a ser proferida pela primeira dama, Lígia Fonseca.
No dia 12 de Março, a autarquia local tem agendado uma noite de “cotxi pó” (novo estilo de funaná) no centro da cidade, e, igualmente, está previsto um conjunto de inaugurações.
CM/CP