- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Porto Novo: Agricultores de Manuel Lopes “satisfeitos” com equipamento do furo local com painéis solares

Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – Os agricultores de Manuel Lopes, interior do Porto Novo, Santo Antão, estão  “satisfeitos” com o arranque do projecto de instalação de sistema fotovoltaico no furo desse vale agrícola, que permitirá reduzir os custos de produção de água.
O porta-voz dos agricultores, Aquiles Barbosa, regozijou-se com o início do projecto, financiado no quadro do Programa de Promoção das Actividades Socio-económicas Rurais (Poser), o qual, lembrou, foi “uma antiga reivindicação” dos agricultores de Manuel Lopes que, “dentro de pouco tempo” vão poder adquirir água para rega a um custo reduzido.
Este agricultor antevê, assim, “melhores dias” para a agricultura em Manuel Lopes, onde muitos lavradores estavam a abandonar as suas parcelas, devido ao “custo elevado” de água para rega.
O furo de Manuel Lopes foi equipado, em Novembro, com um novo sistema de bombagem que, dentro de dois a três meses, vai poder funcionar com base em energia solar.
Estão em vias de ser equipados com painéis solares mais cinco furos no município do Porto Novo, mais concretamente em Ribeira da Cruz (este também no âmbito do Poser), Lajedinho, Ribeira Brava, Ribeira de Tortolho e Lajedos (estes através do programa de mitigação da seca).

JM/AA