- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

São Vicente: Enapor equipa portos do país com estações de vigilância marítima – “uma inovação” segundo a empresa

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – A Enapor anunciou que todos os portos do País passam a estar dotados de estações de vigilância, as quais permitem a partilha de diversas informações, em tempo real, sobre a movimentação de navios a nível global.
O projecto, de acordo com informação veiculada na página oficial da Enapor – Porto de Cabo Verde, é da Marine Traffic e facilita a comunicação marítima, permitindo, entre outros, rastrear e conhecer a movimentação dos navios que operam nas águas cabo-verdianas.
Uma vez que a Enapor tem como “missão principal unir as ilhas e ligá-las ao mundo”, a empresa explica que este serviço de rastreamento de embarcações trouxe “níveis crescentes de transparência e segurança”, com “benefícios para todos”, ao permitir resultados “mais seguros e eficientes” para o sector marítimo.
A Marine Traffic é um site fundado em Novembro de 2007 e que reúne uma base de dados com informações detalhadas dos navios, entre elas a sua localização actual, dimensões, local e data de construção, arqueação bruta e o número de registo na Organização Marítima Internacional (OMI).
A Enapor – Portos de Cabo Verde foi criada em 01 de Setembro de 1982 e tem como missão garantir a prestação de serviços “eficientes e de qualidade” aos clientes dos portos de Cabo Verde, na base de infra-estruturas e equipamentos “adequados, com segurança e em respeito ao ambiente e aos requisitos técnicos mínimos estabelecidos”.
É a concessionária geral do Estado para os portos, terminais, estaleiros navais e infra-estruturas náuticas de recreio e a Autoridade Portuária de Cabo Verde, tendo a seu cargo a gestão dos nove portos do País.
AA/ZS