- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Documentário “Hora di bai” vai ser exibido na Semana de África em Macau

Praia, 20 Mai (Inforpress) – O documentário “Hora di bai”, da realizadora e produtora cabo-verdiana Samira Vera Cruz, inaugura o ciclo de cinema que acontece durante a Semana de África, que decorre de 21 a 28, em Macau.

Organizada pelas Associações dos Países Africanos de Língua Portuguesa em Macau, a Semana de África, segundo a presidente da direcção da Associação Amizade Macau Cabo Verde, Ada Sousa, visa dar a conhecer e divulgar a cultura dos países africanos, através da música, gastronomia e cinema.

“Com a Semana de África procuramos pôr à vista de todos o potencial dos nossos profissionais”, afirmou.

Durante a Semana de África, uma forma de comemorar o Dia da África, assinalado no dia 25, várias actividades vão ser levadas a cabo desde concerto, palestras, cinema, exposição de pintura, desfile de moda, workshop, entre outros.

Nesta segunda edição, a organização pretende recolher donativos para apoiar as vítimas do ciclone Idai e Kenneth em Moçambique, durante a exibição cultural “Mama África” e através dos concertos.

Este ano, informou, vão contar com a presença de três profissionais convidados, Samira Vera Cruz (realizadora de Cabo Verde), Patrícia Vasco (designer de moda e artesã de Moçambique) e Sidney Cerqueira (artista plástico da Guiné-Bissau).

As curtas-metragens “Hora di Bai” (“Hora de partir”), da realizadora e produtora cabo-verdiana Samira Vera Cruz, e “Mana Kia”, da são-tomense Katya Aragão, marcam o arranque das celebrações da Semana de África, a 21 de Maio, e inauguram o ciclo de cinema, que decorre até 28 de Maio, no Clube C&C, na Avenida da Praia Grande, em Macau.