- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Fogo: Manual de boas práticas no ecoturismo objectiva padronizar procedimento de agir

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) – A padronização do procedimento, do agir e da postura a serem desenvolvidos na promoção e gestão sustentável do território é a finalidade do manual de boas práticas no ecoturismo.
O manual, elaborado no âmbito do projecto ecoturismo na ilha do Fogo denominado de Fogo, Água, Terra, Ar (FATA) e financiado pela União Europeia, foi apresentado no final de Junho durante a última acção do projecto que encerrou as suas actividades na ilha, depois de três anos e meio.
“O objectivo deste manual de boas práticas no ecoturismo na ilha do Fogo é orientar os operadores e prestadores de serviço para uma padronização do procedimento, do agir e da postura a serem desenvolvidos”, lê-se na nota justificativa do documento que disponibiliza informações e normas de conduta a todos que visitam o destino turístico Fogo, desde a chegada até a sua saída da ilha e assente num turismo “responsável e sustentável”.
O manual tenta conjugar num mesmo documento o planeamento, a promoção turística e as pretensões económicas, a curto prazo, com os “compromissos sociais e ambientais sustentáveis”.
JR/AA