- FAAPA ENG - http://www.faapa.info/en -

São Vicente: APESC pede ao Governo Plano de Mitigação do Mau Ano de Pesca para minimizar “fraca captura” (c/áudio)

Praia, 29 Out (Inforpress) – A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) apelou hoje ao Governo que crie um Plano de Mitigação do Mau Ano de Pesca para 2020 para mitigar os efeitos da fraca captura de peixe em 2019.

Em conferência de imprensa, realizada na sede da APESC no Mindelo, o presidente desta associação, João de Deus, disse que este pedido foi enviado há uma semana ao primeiro-ministro, ao ministro da Economia Marítima e ao secretário de Estado-adjunto para a Economia Marítima.

Agora, acrescentou, a APESC “espera o feedback” destas entidades, ciente de que “o Governo é constituído por pessoas do bem” e que “vão dar resposta a este pedido.”

O apelo, revelou João de Deus, veio na sequência dos resultados da captura feita pelos armadores nacionais neste ano, que indicam uma quebra de 72 por cento (%) da captura, contrariamente ao ano de 2018. Adiantou que no ano passado, até esta altura, os armadores nacionais tinham capturado cerca de 4977 toneladas de peixe enquanto este ano capturaram apenas 1394.