- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Banco Europeu de Investimento dá empréstimo de 12,5 milhões para requalificação da marginal de São Tomé

São-Tomé, 13 Nov. (STP-Press ) –  O Banco Europeu de Investimento, BEI, acaba de anunciar a aprovação de um empréstimo de 12,5 milhões de Euros a São Tomé e Príncipe  para cofinanciar o projecto de requalificação e valorização da marginal da capital de São-Tomé, indicado um documento do BEI enviado hoje a STP-Press  pelo ministério são-tomense das Finanças.

 “ Fazendo referencia a vossa correspondência [Ministério são-tomense das Finanças] solicitando um financiamento para apoiar o projecto de Protecção Costeira de Água-Grande e Requalificação da Estrada Marginal, temos a honra de informar que o Comité de Direção do BEI deu a sua aprovação a um empréstimo até EUR 12.5 m (doze milhões e quinhentos mil Euros) para o referido projecto”-lê-se no documento do BEI dirigido ao ministério das Finanças de São Tomé e Príncipe.

O documento sublinha ainda que “ durante os próximos dias partilharemos com V/Exas [Ministério são-tomense das Finanças] a minuta do contrato de financiamento, tendo em vista a conclusão da assinatura do mesmo antes do final do corrente ano”.

Além do Banco Europeu de Investimento, o projecto de requalificação  e valorização  da marginal da capital de São-Tomé avaliado em cerca de 21 milhões de dólares contará ainda com cofinanciamentos do governo da Holanda e do Banco Mundial.

O projecto visa essencialmente a requalificação de toda a marginal da capital de São Tomé de aeroporto internacional à localidade de Pantufo compreendendo fundamentalmente, reabilitação, ampliação e modernização de estradas, passeios e jardins bem como a construção de novos pavimentos e algumas infraestruturas adjacentes visando a modernização da cidade.

Além da protecção de toda costa da marginal contra a erosão, através de quebra ondas com barreira contra as águas marítimas, o projecto contempla ainda outras alterações e inovações infraestruturais, sobretudo, de índole turística com a montagem de pitas específicas para circulação de peões, ciclistas, motociclistas bem como para a prática de desporto.