- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

UNITA denuncia sabotagem às iniciativas do PR

Luanda, 13 de Novembro (ANGOP) – O presidente cessante da UNITA, Isaías Samakuva, denunciou nesta quarta-feira (13), em Luanda, a existência de sabotagem às iniciativas do Presidente da República, João Lourenço, por falta de patriotismo e coesão.

Ao discursar na sessão de abertura do XIII (décimo terceiro) Congresso da UNITA, Samakuva disse que o país está a atrasar-se porque o poder está « às mãos de forças oligárquicas que capturaram o Estado e se apoderaram da economia para subjugar o povo angolano”.

Por isso, encorajou o Presidente João Lourenço a prosseguir com determinação a luta contra a corrupção, sob pena se ser absorvido pelo forte movimento em prol da democracia.

Para Samakuva, que esteve 16 anos à frente do maior partido da oposição, a luta contra a corrupção não pode ser dirigida apenas contra pessoas, nem para a satisfação de objectivos pessoais ou de grupos, mas contra o sistema corruptor, incluindo financeiro, político, eleitoral, social, religioso e judicial.

Assistiram à cerimónia de abertura, representantes do MPLA, da FNLA, da CASA-CE e do Partido Socialista Português.

Estão na corrida para a sucessão de Isaías Samakuva o vice-presidente do partido, Raúl Danda, o secretário para as Relações Internacionais, Alcides Sakala, o antigo secretário-geral, Abílio Kamalata Numa, o deputado José Pedro Katchiungo e o presidente da bancada parlamentar, Adalberto da Costa Júnior.